12/03/2018 às 09h01min - Atualizada em 12/03/2018 às 09h01min

Santa Casa de São Roque entra em greve por falta de pagamento

Carlos Mello - Jornal da Economia
Carlos Mello - Jornal da Economia

Santa Casa de São Roque está em greve

A greve na Santa Casa de São Roque começou na manhã desta segunda-feira (12), conforme foi discutido em assmebléia na tarde de quinta-feira (08).
Funcionários da Santa Casa de São Roque apoiados pelo  Sindicato da Saúde de Sorocaba e região – anunciaram a paralisação e aguardam um posicionamento da prefeitura e da provedoria do hospital. “Estamos sem salário. Cadê a prefeitura para esclarecer os motivos da falta de repasse? Quem paga por isso é o trabalhador. Estamos aqui em frente da Santa Casa e em breve iremos até a prefeitura”. Comentou a liderança do sindicato.
O Jornal da Economia  manteve contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque, mas até o momento não tem nenhuma novidade sobre o assunto.

Assembléia definiu a paralisação da Santa Casa
Rafael Barbosa

 

Funcionários da Santa Casa de São Roque decidiram pela paralização dos serviços hospitalares, após assembleia realizada juntamente com o Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba e região (SinSaúde)  na tarde de quinta-feira (08).

A greve foi motivada pelo pagamento do dissídio referente ao ano de 2017 e o atraso salarial referente ao mês de fevereiro. Durante a reunião, que contou com mais de 50 funcionários dos mais diversos segmentos da Santa Casa, membros do sindicato informaram sobre a negociação com o hospital, além de responderem dúvidas dos trabalhadores com relações a adesão trabalhista e de cobrarem união por parte dos trabalhadores. “Vamos fazer a diferença. Não vamos fazer greve de WhatsApp. Precisamos nos unir para o bem coletivo pois nada avança sem que todos estejam comprometidos”, afirmou um dos diretores sindicais.

Também esteve presente ao evento o advogado da Santa Casa, Luís Henrique Neris de Souza, que falou sobre o impasse nas negociações entre a Prefeitura e o hospital em relação a renovação do convênio, ao afirmar que a administração hospitalar tem informado claramente aos seus colaboradores a situação econômica precária do hospital.

Após a reunião, a greve foi colocada em votação e aderida por todos os funcionários presentes no encontro. Com a decisão tomada, os órgãos pertinentes são notificados e caso as pendencias não sejam regularizadas em 72 horas, a greve é oficializada e apenas 30% dos funcionários passam a atuar no hospital. 

“A Santa Casa agora irá transmitir a notificação de greve a Prefeitura de São Roque, com o qual ainda negociamos a renovação do convênio, porém a resposta precisa ser urgente pois a greve é uma situação real e uma atitude precisa ser tomada quanto a isso”, afirmou na ocasião o advogado Luís Henrique. O profissional também reiterou que o atual convênio entre a administração municipal vence em janeiro, logo a Prefeitura precisa tomar uma decisão com relação a renovação ou prorrogação do convênio com a irmandade.

Segundo o presidente do SinSaude, Milton Sanches, a greve segue por tempo indeterminado até que a situação dos trabalhadores seja solucionada. Milton sugeriu aos funcionários da Santa Casa que a greve comece na terça-feira para que os profissionais possam buscar o apoio da Comissão de Saúde da Santa Casa e da própria Câmara dos Vereadores de São Roque, porém a sugestão não foi acatada pelos trabalhadores.

Assembléia realizada na quinta-feira (08) aprovou o início da greve para esta segunda-feira (12)
Foto: Rafael Barbosa

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.