08/03/2018 às 09h36min - Atualizada em 08/03/2018 às 09h36min

Cade o Cursinho Popular de São Roque?

Artigo escrito por ex-alunos fala sobre a situação do conhecido como Cursinho da ETEC

Texto: Débora E. de Almeida / Marcos Oliveira - Foto: Arquivo / JE
Texto: Débora E. de Almeida / Marcos Oliveira - Foto: Arquivo / JE

Dois ex alunos do Cursinho Educação Popular de São Roque enviaram um artigo a nossa redação onde falam sobre as dificuldades e falta de apoio enfrentada por um dos cursos preparatórios mais importantes da cidade. Confira. 

O atual Cursinho Educação Popular de São Roque (CEP – SR), conhecido como Cursinho da ETEC, política pública da cidade de São Roque que oferece curso preparatório para vestibulares (pré-vestibular) totalmente gratuito a pessoas que desejam ingressar em cursos de ensino superior sofre desde 2016 com a aparente falta de interesse da prefeitura, mesmo após alguns encontros realizados com autoridades da cidade no decorrer do ano passado.

Conforme conversado em reunião com o atual prefeito, Sr. Cláudio Góes em 27 de outubro de 2017, o andamento do projeto para o ano seguinte estaria dado, necessitando apenas de um ajuste final em relação a maneira como se realizaria esta parceria, deste modo, o compromisso com a concretização do projeto em 2018, junto com os valores, estava preestabelecido, colocando em evidência o real significado de um Cursinho Popular para a cidade, sendo um projeto social e educacional e tranquilizando no momento todos os estudantes que pretendem conquistar uma vaga em uma universidade. Outros fatos ocorridos em seguida, destaca-se a posterior reunião realizada com o Vice-Prefeito José Weber, Vereador Julio Mariano e alguns ex-alunos e organizadores do Cursinho, em 22 de dezembro de 2017, onde se consolidou o lançamento de um processo licitatório para possibilitar o início do projeto, este que até o momento não teve suas atividades iniciadas.

 Desde que foi criado em 2010, o projeto teve suas atividades desenvolvidas em diversos espaços. Iniciou-se na Etec de São Roque, passando pela antiga escola Bernardino de Campos e nos últimos 5 anos desenvolve suas atividades no Centro Educacional e Cultural Brasital.

 A partir de sua fundação, o número de alunos aprovados em universidades brasileiras de qualidade vem aumentando, isso inclui bolsas PROUNI, em universidades particulares, aprovações em universidades públicas estaduais (USP, UNICAMP, UNESP etc.) e federais (UFMG, UFRJ, UFRGS, UFF entre outras - via ENEM/SISU). Em números, nesses quase 8 anos de projeto, foram atendidos mais de 1500 vestibulandos, com contribuição em mais de 400 aprovações. Esses dados compõem o cartão de visita do Cursinho, mostrando-o cada vez mais como um referencial de qualidade e reconhecimento que leva o nome da cidade de São Roque.

Contudo, mesmo com a palavra dos srs. Prefeito e Vice-prefeito de São Roque, o projeto ainda não saiu do papel, dificultado cada vez mais por sua falta de recursos que já deveriam existir se nossas autoridades cumprissem com o combinado, apesar de todos os resultados positivos apresentados pelo Cursinho nos últimos anos com diversas aprovações em grandes universidades de todo o país. Neste presente momento, a necessidade de uma resposta por parte da Prefeitura e ação faz-se importante para que o CEP-SR possa continuar a realizar sua função que é de proporcionar aos estudantes e futuros universitários da cidade de São Roque a possibilidade de realizar seus sonhos. O que não podemos esquecer é que uma proposta educacional é e deve ser sempre uma preocupação efetiva e criar condições necessárias para a sua viabilidade social é também de responsabilidade do poder público.

 

 

Débora Elise de Almeida, ex aluna do Cursinho Popular de São Roque

Marcos Oliveira, ex aluno do Cursinho Popular de São Roque

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.