23/02/2018 às 14h33min - Atualizada em 23/02/2018 às 14h33min

Dicas para escolher a cor certa para a sua casa

Parece ser apenas um detalhe, mas as cores influenciam diretamente o bem-estar do lar.

Texto: Revista Casa e Jardim - Foto: reprodução / internet
Texto: Revista Casa e Jardim - Foto: reprodução / internet

Seja o ponto de partida ou a última escolha da decoração, a cor de parede é fundamental para compor a atmosfera da casa. Parece ser apenas um detalhe, mas as matizes influenciam diretamente o bem-estar do lar. Segundo Mary Gregerson, presidente da American Psychological Association’s Society for Environment, Population, and Conservation Psychology, "a cor afeta a mente e o corpo das pessoas." A influência não se limita às cores, mas também às texturas e estampas. Ou seja, a maneira como são aplicadas também está associada às sensações cromáticas.

Então, antes de comprar as latas de tintas, reunimos tudo o que você precisa saber para acertar na escolha da cor. Vamos lá?

1. Analise seu espaço
Observe o ambiente que você quer pintar a parede. Quais são os tons dos móveis? E dos objetos de decoração? Isso ajuda a entender a influência das cores na decoração e como combinar com o mobiliário que você já tem.

2. Priorize as cores favoritas
Leve em consideração os gostos pessoais de quem vive na casa. Cada um reage de um jeito aos tons e intensidades.

3. Adeque os efeitos das cores aos ambientes
Você adora vermelho e gostaria que seu quarto tivesse uma parede com essa cor. Tenha em mente que a escolha pode influenciar seu sono, já que cores mais quentes geralmente são estimulantes, enquanto as mais frias acalmam e ajudam a descansar. Se não quer abrir mão da tonalidade, uma alternativa pode ser colocá-la na sala ou escritório.

4. Verifique a iluminação
As cores mudam de "comportamento" de acordo com a iluminação. Isso porque lâmpadas brancas acendem e clareiam tonalidades, enquanto as amarelas podem intensificar e esquentar as cores. Já as coloridas podem mudar totalmente a matiz na parede.

5. Tenha em mãos o círculo cromático
Usado na moda, no design e, claro, na arquitetura e decoração, o círculo cromáticoajuda a identificar a melhor combinação de cores. Sua versão mais simples é composta por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e seis terciárias. Com ele, é possível identificar rapidamente quais são as cores complementares (que são opostas no círculo), análogas (tons que estão lado a lado), e outras combinações. Aplicativos como o Colour Wheel (Android) e Poket Color Wheel (iOS) ajudam a entendê-lo melhor.

6. Leve a localização do imóvel em consideração
Fica na cidade ou no campo? A escolha das cores pode ser influenciada pelo contexto da morada e pela – falta de – natureza ao redor.

7. Atenção ao acabamento
Com diversas opções no mercado, as tintas variam em textura e acabamento.

Acompanhe mais matérias sobre pintura e paisagismo através do portal Revista Casa e Jardim.

 

 

APOIO

 

                         
     


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.