16/02/2018 às 14h19min - Atualizada em 16/02/2018 às 14h19min

Com 100,91% de imunização Prefeitura aguarda resultado de caso suspeito de Febre Amarela

Dos 4 casos suspeitos apresentados em São Roque 1 aguarda resultado, enquanto 2 apresentaram resultado negativo e 1 foi positivo

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Roque continua sua campanha de vacinação contra a febre amarela, já tendo imunizado 100,91% da população, entretanto a administração pública aguarda o resultado de mais um exame suspeito da doença.O número pode parecer estranho: Como podem imunizar mais de 100% da população?

O número é obtido levando-se em consideração o número vacinas aplicadas em relação ao número de habitantes e indica que foi aplicado mais vacinas em São Roque do que o número de munícipes na cidade, o que acontece pelo fato de que diversas pessoas vieram de outras cidades para tomar a dose no município. Como resultado, apesar do número 100,91%, isto não quer dizer que todas as pessoas de São Roque foram vacinadas, o que leva a Prefeitura a continuar com a campanha. 

Dos 4 casos suspeitos de Febre Amarela, apresentados em São Roque 1 aguarda resultado, enquanto 2 apresentaram resultado negativo e 1 foi positivo.

O paciente que contraiu a doença, foi contaminado em janeiro e já se restabeleceu  completamente. Ele é morador do distrito de Maylasky e reside próximo a mata, onde foram encontrados 5 macacos mortos que apresentaram resultado positivo para febre amarela. É importante frisar que o homem só contraiu a doença por não ter tomado a vacina. 

A febre amarela contraída por ele é da tipo Silvestre. Tanto a Febre Amarela urbana e silvestre são causados pelo mesmo vírus, provocando os mesmos sintomas e evoluções da doença. A diferença entre as enfermidades esta apenas no agente transmissor da doença. A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos do gênero Haemagogus e o Sabethes, enquanto que a febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti.

A Campanha contra a doença foi desencadeada com a fonfirmação da presença da enfermidade em macados encontrados mortos na região. Desde o ano passado foram encontrados e encaminhados para exames 32 macacos, sendo que 15 apresentaram resultados positivos para a febre amarela, 7 negativos e 10 aguardam resultados.

Confira o cronograma de vacinação dos próximos dias.

O Centro de Saúde II, estará aplicando a vacina na segunda-feira, das 7.00 às 15.45 horas, sem mais distribuição de senhas.  As demais unidades de saúde estarão seguindo o seguinte cronograma: Vila Nova e Villagio Emilia, às terças-feiras, das 7.00 às 15.45 horas; São João Novo, Carmo e Saboó, às quartas-feiras, das 7.00 às 15.45 horas; Maylasky, às quintas-feiras, das 7.00 às 15.45 horas; Goianã e Canguera, às sextas-feiras, das 7.00 às 15.45 horas.

“O Distrito de Maylasky embora esteja no cronograma às quintas-feiras, tem aplicado a vacina todos os dias para os moradores que procurarem o posto de saúde, pois lá foi registrado o único caso de febre amarela silvestre em humano na cidade de São Roque”, informou a Prefeitura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.