08/02/2018 às 17h26min - Atualizada em 08/02/2018 às 17h26min

Confirmado o 1º caso de febre amarela silvestre em São Roque

Paciente mora no distrito de Maylasky e já se restabeleceu

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

O departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque informou que foi confirmado o primeiro caso de febre amarela silvestre em humano na cidade. "O paciente que já se restabeleceu, mora no distrito de Maylasky, próximo a mata, onde foram encontrados 5 macacos mortos que apresentaram resultado positivo para febre amarela", informou a Prefeitura através de nota a imprensa.

A febre amarela urbana e silvestre são causados pelo mesmo vírus, provocando os mesmos sintomas e evoluções da doença. A diferença entre as enfermidades esta apenas no agente transmissor da doença. A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos do gênero Haemagogus e o Sabethes, enquanto que a febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti.

O paciente em questão, só contraiu a doença por não ter tomado a vacina. O Departamento de Saúde alerta toda população que não foi imunizada para se dirigir a um posto de saúde e vacinar-se contra a febre amarela de acordo com o cronograma abaixo.

O Centro de Saúde II, estará aplicando a vacina na segunda-feira, das 7.00 às 15.45 horas, sem mais distribuição de senhas.  As demais unidades de saúde estarão seguindo o seguinte cronograma: Vila Nova e Villagio Emilia, às terças-feiras, das 7.00 às 15.45 horas; São João Novo, Carmo e Saboó, às quartas-feiras, das 7.00 às 15.45 horas; Maylasky, às quintas-feiras, das 7.00 às 15.45 horas; Goianã e Canguera, às sextas-feiras, das 7.00 às 15.45 horas.

Como a cobertura vacinal da população de São Roque chegou a quase 100%, equipes do Departamento de Saúde estão percorrendo os bairros do Pavão Mirim, Canguera, Goianã, Maylasky, Rua Margarida Corte, Capela do Sepo e Ponte Lavrada, de casa em casa com o objetivo de imunizar a totalidade da população.

O Departamento de Saúde enfatiza que quem conhecer alguém que não tenha tomado a vacina seja encaminhado a um posto de saúde para se imunizar contra a doença


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.