30/01/2018 às 16h29min - Atualizada em 30/01/2018 às 16h29min

Residência Terapêutica é inaugurada em Mairinque

Espaço fica localizado na Vila Sorocabana e já recebeu oito pacientes psiquiátricos

 A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde inaugurou nesta segunda-feira (22), a primeira Residência Terapêutica de Mairinque. O espaço fica localizado na Vila Sorocabana e já recebeu oito pacientes psiquiátricos, antes alojados nos hospitais Vale das Hortênsias, em Piedade, e Santa Cruz, de Salto de Pirapora e Vera Cruz de Sorocaba.

Mairinque está cumprindo a Lei 10.216/2001, que criou um novo modelo de tratamento para as pessoas com transtornos mentais. Um dos objetivos da Lei é que os pacientes sejam tratados com humanidade e respeito, com o interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.

Na residência, as atividades desenvolvidas são relacionadas a dinâmicas individuais e em grupos, além de oficinas terapêuticas, atendimento à família e ações de reabilitação psicossocial.

João dos Santos, enfermeiro responsável pelo atendimento na residência, explica que essa ação busca ressocializar essas pessoas e para isso é preciso de profissionais engajados com a causa e que estejam dispostos a proporcionar uma boa experiência aos pacientes. “É preciso que o paciente sinta-se acolhido, para isso estamos contanto com um grupo reforçado composto por cuidadores, terapeuta, psicólogos e assistentes sociais, responsáveis por garantir esse ambiente saudável”.

No evento, estiveram presentes a vice-prefeita Jaqueline Pereira, a Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, a Primeira dama, Fabiana Azzini, a Secretária de Assistência Social, Claudia Silveira Furquim e o Secretário de Governo, Hudson Nilton Ramos, além do Presidente da Câmara Municipal, Kioshi Hirakawa e o Presidente do Instituto Brasileiro de Cidadania - IBC, Fernando Ataide.

A Secretária de Saúde, agradeceu a toda equipe que realizou o trabalho de adequação e recepção dos pacientes à residência. “O trabalho que será desenvolvido aqui, acima de tudo, é para resgatar os pacientes para um convívio em sociedade, sem discriminação e com todo o carinho que eles merecem. Então, agradeço a todos os envolvidos nesse belo trabalho e ao Prefeito Alexandre pelo apoio incondicional”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.