29/01/2018 às 15h20min - Atualizada em 29/01/2018 às 15h20min

Começa distribuição de senhas para cadastramento biométrico em Araçariguama

Tribunal Regional Eleitoral e Prefeitura Municipal iniciam distribuição de senhas para cadastramento na cidade

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Para auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no cadastramento biométrico de quase 12 mil eleitores araçariguamenses, a Prefeitura de Araçariguama, montou uma estrutura de apoio na Casa do Cidadão em parceria com o Cartório Eleitoral de São Roque, responsável pela Zona 131°.  
O procedimento terá início a partir do dia 19 de fevereiro e irá até o dia 27 de abril, porém a partir da próxima segunda-feira (29/01), os cidadãos poderão retirar senhas para efetuar seu cadastro, com datas e horários agendados. A iniciativa visa oferecer conforto, comodidade e praticidade.

A iniciativa se deve, graças a sugestão e pedido da Prefeita Lili Aymar, que solicitou no mês de Dezembro, ao Cartório Eleitoral, que fosse instalado um Posto de Atendimento em Araçariguama. 

Para realizar o cadastramento é necessário ter em mãos: RG original, CPF, comprovante de residência no nome do eleitor, certificado de reservista (para jovens com 18 anos) e o título de eleitor. 

Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos precisam cadastrar seus dados biométricos. As pessoas com idade acima de 70 anos ou mais, não são obrigadas a realizar o cadastramento. 

Segundo o Cartório Eleitoral de São Roque, não existe um período limite para o cadastro biométrico em Araçariguama, apesar de o Brasil estar passando por um amplo processo de cadastramento por biometria (leitura eletrônica da impressão digital) desde 2008, não são todos os municípios que precisarão passar por este processo neste ano.

A informação sobre o bloqueio do título de eleitor não é necessariamente mentira, mas sim imprecisa, pois embora seja verdade que o eleitor desatento que não se cadastrar a tempo possa perder seu título de eleitor, isto somente acontece nas cidades onde já ocorreu o chamado cadastramento obrigatório, como é o caso das cidades de Sorocaba e Guarulhos.

Nestes casos são montadas grandes estruturas para que toda a população possa se cadastrar, mas a medida não deve ser implementada neste ano na microrregião eleitoral da qual Araçariguama faz parte (Zona Eleitoral 131). O prazo é de que até 2022 todas as cidades do país passe pelo cadastro biométrico.

Ao ser atendido, o eleitor cadastra os dez dedos das mãos e uma assinatura digital, além de tirar uma fotografia. Porém, na hora do voto, bastará posicionar no leitor um dos dedos indicadores ou polegares. O sistema aceita até quatro tentativas de reconhecimento das digitais.

O Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral para Cadastramento Biométrico funcionará na Casa do Cidadão, das 10h ás 16h, de segunda a sexta, na Rua Santa Cruz – nº 217 (em frente ao AME). O processo todo levará cerca de 15 minutos e não terá custo para o eleitor. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.