15/01/2018 às 10h10min - Atualizada em 15/01/2018 às 10h10min

Blocos de Carnaval de São Roque terão rota definida pela prefeitura

Desfiles dos blocos seguirão um trajeto único neste ano

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / Gazeta de São Paulo
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / Gazeta de São Paulo

Os blocos de Carnaval de São Roque terão rota definida pela Prefeitura de São Roque em 2018. De acordo com o Decreto n° 8.716, de 5 de janeiro de 2018, o Prefeito Claudio Góes determina que neste ano os blocos poderão se apresentar somente em trechos das avenidas Marginal (a partir da John Kennedy), Brasil (da avenida bandeirantes até a região da rotatória próxima ao Supermercado São Roque) e Bandeirantes (Avenida Tiradentes até a rua Professor Antonio da Silva). As participação dos blocos ocorrerá do dia 09 de fevereiro até 13 de fevereiro e também terão um horário limite, não podendo passar das 23 horas.

Durante a apresentação, os blocos não poderão ficar parados, estando sempre em movimento, com concentração na avenida marginal e seguindo a rota até a sua dispersão na Avenida Bandeirantes (como mostrado na imagem acima).

A decisão é um reflexo dos eventos ocorridos no carnaval de 2017, quando a Polícia Militar precisou conter parte da população durante o carnaval em São Roque. Na época, o tumulto começou devido a grande aglomeração de pessoas que se encontravam na esquina da Avenida Antonino Dias Bastos (Av. Marginal) com a Rua Sete de Setembro, o que obstruiu totalmente a via. A multidão teria se formado principalmente por foliões que não se dispersaram após a passagem do bloco de carnaval pelo local.

Os confrontos repercutiram fortemente na região, com a participação da tropa de choque. Na época, Comandante da PM do Município, Cap. Ricardo Ceoloni, afirmou que conversaria com o poder municipal para estudar medidas que tornassem o carnaval mais seguro para a população. Definir uma rota única para os blocos foi uma das opções, pois segundo o militar permitira que o policiamento agisse de forma mais efetiva, principalmente na Avenida bandeirantes, onde as rotas de entrada e saída poderiam ser melhor monitoradas.

No decreto o prefeito diz considerar que as mudanças são uma “necessidade de preservar a segurança de todos os participantes e envolvidos neste evento cultural”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.