13/01/2018 às 14h39min - Atualizada em 13/01/2018 às 14h39min

Jovens mairinquenses podem fazer o Alistamento Militar on-line

Não é mais necessário o comparecimento à Junta de Serviço Militar.

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Os jovens, que completam 18 anos em 2018, poderão fazer o alistamento para o Serviço Militar Inicial nas Forças Armadas, via internet, através do endereço www.alistamento.eb.mil.br. Em Mairinque, o alistamento militar passou a ser informatizado em outubro do ano passado, não sendo mais necessário o comparecimento à Junta de Serviço Militar.

Para os que ainda forem até o local para se alistar, serão orientados e poderão se cadastrar na hora, utilizando o serviço do AcessaSP, caso estejam munidos da Certidão de Nascimento ou RG, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de endereço. Para efetuar o cadastro on-line, é necessário ter um endereço de e-mail ativo e preencher os dados pessoais no site.

O Secretário da Junta de Serviço Militar de Mairinque, Marcelo Cardoso, destaca que a modernização e migração do alistamento para a internet beneficiou, principalmente, o próprio cidadão. “A informatização do alistamento permite agilidade e uma melhor organização dos dados, que antes eram todos registrados e produzidos manualmente. Dessa forma, é evitada a formação de filas e as idas e vindas dos jovens, que não precisam mais se locomover até um espaço físico”, ressaltou.

Ainda segundo Marcelo, “O número de alistados cresce todos os anos e é importante ressaltar que o alistamento é apenas um dos serviços da Junta de Serviço Militar, que também é responsável por todo o controle de pessoas que ingressam e são dispensados do serviço, pela emissão de atestados, certificados e confecção de documentos, entre outras atribuições”, completou.

O alistamento é um ato obrigatório, que, neste ano encerra no dia 29 de junho, cujo descumprimento pode acarretar em contratempos para o cidadão, como não poder adquirir o passaporte, ingressar no mercado de trabalho, prestar concursos públicos, obter registro de diploma e matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Após esse prazo é obrigatório que o cidadão regularize sua situação indo até a Junta de Serviço Militar, que fica na Av. Vinte e Sete de Outubro, 371 - Sala 03, Vila Sorocabana – Mairinque. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 15h30. Para mais informações e dúvidas o telefone da Junto militar é 4718-9056.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.