05/01/2018 às 08h47min - Atualizada em 05/01/2018 às 08h47min

Como iniciar um trabalho de SEO para meu negócio?

Profissionais de SEO tornaram-se necessários em todos os momentos dos negócios virtuais, seja para construir uma reputação, como também para ampliá-la e mantê-la

O comércio eletrônico, que não para de crescer, vem impulsionando o desenvolvimento de novas estratégias de marketing digital. Entre elas, uma das mais importantes é o SEO (Search Engine Optimization), responsável por otimizar sites para que eles apareçam nas primeiras posições dos resultados de pesquisas em motores de busca como o Google.

Mais que uma atividade de marketing complementar, o trabalho de SEO  é fundamental para quem deseja crescer na Internet. Afinal, trata-se de uma técnica que torna possível ser visto, vender mais e conquistar uma boa reputação na grande rede. O grande diferencial é que, diferente dos links patrocinados, que deixam de ser exibidos após expiração do pagamento dos anúncios, o SEO garantirá ao site cliques naturais, conhecidos como “orgânicos”. Assim, obtém-se visibilidade duradoura e até permanente, caso seja feito acompanhamento. 

Para garantir visibilidade na principal porta de entrada dos consumidores na Internet, é necessário adotar uma série de medidas. O trabalho de SEO prevê, por exemplo, o aprimoramento das estruturas das páginas de sites, a divulgação dos links por influenciadores digitais e a identificação do perfil de quem busca determinado produto ou serviço.

Apesar de o trabalho ter se popularizado, não se trata de uma tarefa para amadores. A execução de técnicas de SEO deve ser feita por profissionais experientes, capazes de identificar as demandas do seu negócio e como ele deve se relacionar com seus clientes na grande rede.

Kadu de Carvalho, consultor SEO, esclarece que existem muitas ferramentas disponíveis na internet que são utilizadas na otimização dos sites como parte de uma estratégia para alavancar os negócios. Porém, ele reitera que são tecnologias relativamente caras e que só terão o resultado desejado se for manipulado por alguém que entenda como interpretar os dados coletados. Em seu site kadudecarvalho.com.br ele mostra algumas das técnicas utilizadas nesse trabalho.

As etapas do trabalho de SEO

Para iniciar o trabalho de SEO, é necessário um diagnóstico preliminar. São feitas verificações para identificar possíveis problemas na velocidade, estrutura e se há duplicidade de páginas e conteúdo. Kadu explica que essa etapa envolve o uso de ferramentas especializadas. “Imagine um comércio virtual com mais de cinco mil itens à venda. É impossível analisarmos todas as páginas nas quais a mercadoria aparece, e por isso, é uma atividade que deve ser informatizada”, ressalta.

Outra etapa importante é a otimização da estrutura de conteúdo e identificação de palavras-chave que podem ser relacionadas ao negócio. Por exemplo: suponhamos que uma loja virtual venda vestidos vermelhos. Mas através da análise, conclui-se que há grande demanda de pesquisas por ‘vestido vermelho de bolinhas’. Cabe ao consultor garantir que este termo se relacione à página do cliente para atrair a visita do consumidor.

Outro trabalho importante é  verificar como se comportam os competidores e saber se eles estão melhor posicionados para as palavras-chave alvo.  A partir daí, o objetivo é montar uma estratégia ainda melhor para melhorar o ranqueamento frente aos concorrentes.

Kadu explica porém, que trata-se de um trabalho que apresenta resultados em, médio e longo prazo, e que deve ser encarado como um investimento necessário para construir e manter uma boa reputação na internet. Ou seja, apesar de ser uma atividade árdua e que demanda constante atualização, definitivamente, vale a pena.  


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