28/12/2017 às 13h37min - Atualizada em 28/12/2017 às 13h37min

Transferência Internacional : Conheça o serviço de relocação, que facilita a vida do expatriado

O século XXI expandiu as oportunidades das pessoas migrarem para locais distantes seja para o lazer ou trabalho. O número de viagens internacionais se intensificou nas últimas décadas e, junto a isso, as trocas culturais dispararam e o mundo dos negócios se globalizou.

 

Não é incomum encontrar pessoas de diferentes nacionalidades nas grandes metrópoles mundiais vivendo com suas famílias. Nem sempre são as guerras, ou outras tragédias, que movimentam as pessoas pelo mundo. O número de processos de realocação para expatriados hoje em dia se tornou significativo. Entretanto, muitos são os desafios para aqueles que são surpreendidos com uma chance no mercado profissional do exterior.

 

Mesmo que a ideia de uma mudança internacional seja motivo de euforia, é preciso estar atento a todas os trâmites do processo de mudança para que tudo ocorra de forma segura e eficaz.

 

Tampouco o serviço de relocação é sempre uma aventura para fora do país. Vários tipos de consultorias são usadas para se fazer uma relocação e cada vez mais empresas oferecem esse serviço.

 

Existem tipos que envolvem uma orientação focada na mudança de atitudes e pensamentos dentro do ambiente de trabalho (Coaching). Outros contratam consultorias para selecionar uma pessoa com perfil específico dentro da empresa (Headhunter).

 

Além disso, encontra-se casos em que o funcionário está com baixíssimo desempenho ou fora demitido e a empresa auxilia socialmente a encontrar outra atividade (Outplacement). Mas sem dúvida a mais complicada é a relocação que envolve expatriação no qual modifica toda a vida do funcionário e do seu núcleo familiar.

 

Relocation ajuda na adaptação e produtividade do profissional

O serviço de relocação por expatriação se trata de uma assistência para facilitar todo o processo de mudança de uma família para outro país, com o intuito de possibilitar uma adaptação mais acelerada ao seu novo lar. Em outras palavras, o serviço de relocação tem o intuito de simplificar a vida de pessoas que estão recomeçando a vida em outro lugar, auxiliando assim, na familiarização cultural e atendendo às necessidades dos recém-chegados.

 

As empresas que oferecem o serviço de auxílio a relocação podem abranger vários tipos de apoio e estes variam de acordo com a política de cada empresa de relocação. O leque de serviços oferecidos cresceram acompanhando as complicações corriqueiras enfrentadas pelos funcionários expatriados.

 

Os desafios são muitos. Uma pessoa que é realocada para o Brasil, por exemplo, pode enfrentar problemas desde da confusão das voltagens das tomadas brasileiras até encontrar um apartamento em São Paulo ou Rio de Janeiro bem localizado com um preço possível de ser custeado.

 

Algumas empresas oferecem apoios mais especializado se o local escolhido for muito diferente culturalmente, se um brasileiro for realocado para China enfrentará dificuldades para além do mandarim. Se envolver uma mudança com a família inteira, como não atrapalhar a vida escolar dos filhos? Enfim, muitos são as barreiras se a realocação não for levada a séria.

 

Por isso, contratar uma empresa de confiança que auxilie as pessoas se estabelecerem nos novos locais não pode se mais visto como luxo, e sim, como algo necessário para não transformar euforia em depressão ou entusiasmo em fracasso.

 

 

Como é feito o serviço de relocation por empresas especializadas

O primeiro desafio para o expatriado sem dúvidas é o transporte, ou seja, a “mudança” que envolve a ida do patrimônio desse trabalhador. Como envolve milhares de quilômetros o cuidado precisa ser redobrado. Não é raro um patrimônio valioso ser danificado nessas longas viagens, como uma obra de arte, uma herança familiar e até mesmo joias.

 

Além disso, existem membros da família que não podem viajar ao seu lado na poltrona do avião, os bichos de estimação podem adoecer e, em casos esporádicos, chegar a óbito se não tomarem as devidas precauções na hora de realizar esta mudança internacional.

 

Por isso a GInter é a empresa ideal para aqueles que realizam a realocação por expatriação. Oferece, por exemplo, a visita de familiarização para a família do expatriado. Ora, isso é de suma importância, pois a pessoa não chega no “escuro” ao novo país, podendo aprender sobre o mesmo e avaliar com mais elementos sua possível mudança.

 

Outro serviço oferecido pela GInter é a busca por propriedades. O expatriado dificilmente saberá sozinho escolher um imóvel adequado, ele não tem tempo de saber como é a vida de determinado bairro, seus índices de violência, a qualidade das escolas, a oferta de transportes, o perfil do morador da região, entre outras variáveis.

A GInter se preocupa com os filhos dos expatriados e oferece a busca por escolas que atendam a demanda dos país, e quando possível, selecionar aquelas que estão acostumadas a receber imigrantes o que permite uma inserção menos impactante para a criança.

 

A GInter também oferece assistência para o cônjuge do expatriado, o que contribuí para o sonho de um não seja o pesadelo do outro. Sem o devido cuidado até mesmo o matrimônio pode ser prejudicado por essa mudança. A GInter por disponibilizar esses serviços se torna a melhor escolha para aqueles que realizam uma mudança internacional à trabalho. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.