23/12/2017 às 10h00min - Atualizada em 23/12/2017 às 10h00min

Cursinho Popular de São Roque em 2018

O Cursinho iniciou na Etec de São Roque, ficou dois anos na Escola Bernardino de Campos e desde de 2013 funciona nas dependências da Brasital.

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Criado em agosto de 2010, o Cursinho Educação Popular de São Roque (CEP-SR), também conhecido como Cursinho da Etec, atendeu, nesses setes anos, mais de 1.500 estudantes e ajudou a aprovar mais de 400 vestibulandos nas melhores universidades públicas (com destaque para a USP, Unicamp, Unesp, UFSCar, Unifesp, UFMG e UFRJ) e particulares através de bolsa de estudos (especialmente na PUC, Mackenzie, FACENS e Anhembi Morumbi).

Inteiramente gratuito e fruto de parceria entre a Prefeitura local e educadores, o Cursinho iniciou na Etec de São Roque, ficou dois anos na Escola Bernardino de Campos e desde de 2013 funciona nas dependências da Brasital.

O projeto, que normalmente começava as suas aulas em março e recebia mais de 240 vestibulandos, iniciou em 2016 suas atividades no final de julho e atendeu somente 160 estudantes. Neste ano de 2017, devido à crise econômica, contingenciamento dos gastos e início de uma nova gestão, o Cursinho começou suas atividades no final de julho com aulas somente aos sábados (das 8h às 17h20), e atendeu apenas 80 pessoas.

Além das aulas promovidas por corpo docente com vasta experiência na modalidade de curso pré-vestibular (todos voluntários) e a entrega de apostilas (fruto de doação), mesmo aos sábados os estudantes do Cursinho Popular tiveram à disposição plantões de dúvida, aula extra e material online. O resultado do trabalho voluntário deste ano poderá ser mensurado em janeiro e fevereiro de 2018, com a divulgação das aprovações dos principais vestibulares do país.  

Diante da incerteza sobre a continuação do projeto, o vereador Julia Mariano e a equipe idealizadora do Cursinho Popular reuniram-se com o prefeito de São Roque para discutir a permanência do pré-vestibular comunitário. O sr. Cláudio Góes, demonstrando ciência sobre o projeto e reconhecendo a sua importância social e educacional, garantiu que em 2018 São Roque terá um pré-vestibular comunitário. Disse ainda que os setores da prefeitura seriam acionados para a realização dos procedimentos necessários e que os estudantes do município poderiam ficar tranquilos que o Cursinho Popular de São Roque será promovido em 2018.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.