21/12/2017 às 19h02min - Atualizada em 21/12/2017 às 19h02min

Conheça os principais cortes de carne de porco

Lombo é uma peça suína com pouca gordura enquanto a costela é um dos cortes mais consumidos no Brasil e no mundo

Você sabia que a carne suína é a mais consumida em todo o mundo? Na culinária alemã, por exemplo, é possível encontrar diversos pratos em que o porco é o ingrediente principal. Mas, no Brasil, o consumo desse tipo de carne ainda sofre alguns preconceitos.

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2010, em nosso país o consumo de cortes de porco equivalia apenas a 13,4% do total de carnes consumidas. Ou seja, estava muito menos presente na mesa dos brasileiros do que a carne bovina e o frango. Já em outros países, o consumo de carne suína ultrapassava 43% do total.

Como comer carne suína sem comprometer a saúde

Segundo nutricionistas, o consumo de cortes magros de carne de porco podem ser opções saudáveis. Em alguns casos até mais do que certos cortes de carne bovina. 

 

Uma dica importante para manter a saúde, sem abrir mão dos derivados suínos, é sempre comprar carne de porco de boa procedência. Dessa forma, escolha sempre produtos de marcas famosas pela qualidade e tradição no mercado.

 

Vai comprar carne suína, mas não conhece muito bem os cortes? Confira algumas características das principais partes do porco: 

7 cortes de carne de porco mais consumidos no Brasil Lombo

É um corte magro do porco portanto um dos mais saudáveis. O lombo fica situado na parte de cima da espinha do animal. Para muitos, é considerada a peça suína mais suculenta.  Por ser livre gorduras e ossos é, sem dúvida, uma carne nobre.

 

O lombo de porco pode ser preparado de diferentes maneiras. Para quem prefere as formas mais saudáveis, a dica é grelhar ou assar. Só cuidado para não deixar ressecar porque é um corte que possui essa tendência. Por esse motivo muitas pessoas preferem fritar.

Costela

Um dos cortes mais consumidos de carne de porco, a costela é considerada por muitos a parte mais saborosa do animal. É uma peça suína que contém gordura portanto é bom comer com moderação.

 

É possível fritar a costela, mas não é a forma mais saudável de consumo. Outras formas de preparo são: grelhada, assada e cozida. Vale a pena incluir esse corte no churrasco.   

Picanha

E por falar em carne suína na churrasqueira, a picanha de porco é outro corte suculento que não pode ficar de fora do cardápio dos brasileiros. Ela fica na parte traseira do animal, bem próximo ao pernil, e diferentemente do lombo não é um pedaço sequinho. Quando preparado corretamente, é possível conservar a umidade típica do corte.

Pernil

Outro corte de carne de porco muito famoso por seu sabor é o pernil. Essa peça suína inclui alcatra, maminha e picanha. Pode ser preparado na churrasqueira. É possível também assar o pernil inteiro, embora muitas pessoas prefiram cortá-lo em pequenos pedaços como bifes ou escalopinhos. 

Paleta

Esse corte suíno é retirado da parte superior da pata dianteira do porco. A forma de preparo mais comum da paleta é assada. Mas, também pode ser grelhada na churrasqueira sem problemas.

Barriga

Com uma boa mistura de gordura, carne e pele, a barriga de porco também é um corte suíno bem suculento. Entre as diferentes formas de preparo, a versão grelhada na churrasqueira é uma das mais utilizadas. Em alguns lugares, essa parte do animal é conhecida como Pancetta.   

Linguiça

É um derivado de carne de porco muito consumido nos churrascos brasileiros. Existem linguiças de lombo, mas também produtos artesanais como, por exemplo, os feitos com carne de pernil e queijo provolone.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.