Segundo informações do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, a paralisação de funcionários da Viação São Roque acabou durante a madrugada desta quinta-feira (21) e os ônibus voltaram a circular em São Roque e região. A informação foi confirmada pela Viação São Roque.
Segundo informações do portal São Roque Notícias, a paralisação começou por volta das 18h e foi decretada pelo sindicato por conta do não pagamento do 13° de oito funcionários que se recusaram a receber o valor em janeiro. A Viação São Roque se reuniu com os funcionários na tarde de quarta-feira (20), para apresentar sua nova direção, que agora fica também a cargo de Mario Walter Mendes Finatti, marido de uma das proprietárias filha da falecida sócia majoritária Ernestina Carrara.
Durante a reunião foi informado que o pagamento do 13° salário não poderia ser pago no dia 20 de dezembro devido a questões jurídicas envolvendo a falecida Ernestina Carrara, que era a responsável por assinar todos os documentos da empresa até o seu falecimento.
Foi comunicado que o pagamento seria realizado em 20 de janeiro, fato que foi posto em votação e aprovado pelos funcionários, com exceção de oito trabalhadores. Quando o Sindicato dos Funcionários Rodoviários tentou negociar o pagamento do 13° dos funcionários que não concordaram em receber o valor no ano que vem, não houve acordo e assim uma paralisação foi decretada, porém a situação foi resolvida e os ônibus voltaram a circular.
Prefeitura de manifesta sobre o casoA Prefeitura de São Roque emitiu um comunidado sobre a paralisação ocorrida na quarta-feira. Confira.
A Prefeitura da Estância Turística de São Roque, vem a público esclarecer que a paralisação dos ônibus, deflagrada no início da noite de quarta-feira, 20 de dezembro, é de inteira responsabilidade da empresa concessionária Viação São Roque, pois os fatores que levaram a esta situação dizem respeito exclusivamente as obrigações trabalhistas atinentes a Viação São Roque.
O Termo de Ajuste de Conduta assinado em março de 2017, estabelecia uma série de obrigações por parte da empresa, como renovação da frota, ampliação de horários, o atendimento de qualidade a população, etc.. Em momento algum estabelecia ingerência por parte do Poder Público nas obrigações trabalhistas, visto que essa responsabilidade é da empregadora Viação São Roque.
A prefeitura está cumprindo fielmente com as suas obrigações perante a concessionária do transporte público, visando garantir, dentro de sua capacidade financeira, o serviço à população.
A paralisação não tem qualquer relação com as obrigações do contrato de concessão, tratando-se de um problema interno entre a empresa e seus funcionários, pois sao problemas trabalhistas decorrentes da relação funcionário e empresa.
Mesmo assim, a prefeitura, preocupada com o serviço público, pois é inegável que a paralisação atinge diretamente a vida da população de São Roque, está acompanhando o desfecho dessas ações sindicais e, como todos, também foi surpreendida com a paralisação ocorrida no final da tarde do dia 20 .12 (quarta feira). Isto porque, neste dia, por volta das 13 horas, após reunião entre a Viação e o sindicato da categoria, foi informado à prefeitura que os serviços estavam normalmente estabelecidos.
O prefeito está cobrando imediata resposta da VSR e recebeu a informação de que o serviço será retomado na manhã desta quinta-feira, sendo que uma nova assembleia deverá acontecer às 9 horas.
A prefeitura informa, dentro de sua esfera de atuação de competência, que não medirá esforços para a imediata solução dos problemas.
Caso isso não ocorra, as providências cabíveis serão tomadas no sentido do pleno restabelecimento do transporte público a população de nossa cidade.