13/12/2017 às 15h41min - Atualizada em 13/12/2017 às 15h41min

Prefeitura instala seis radares fixos em São Roque

Aparelhos entrarão em operação a partir de 2018

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / G1
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / G1

A Prefeitura de São Roque começou a instalar nesta segunda-feira (11) seis radares fixos em quatro localidades do município. De acordo com a administração municipal, os aparelhos entrarão em operação a partir de 2018 e a ação tem o objetivo de evitar o excesso de velocidade no trânsito e assim reduzir o número de acidentes automotivos que muitas vezes acarretaram mortes na cidade.

“Em 2016, foram 8 mortes decorrentes de acidentes no trânsito de São Roque. Já em 2017, até o mês de outubro, foram 25 óbitos, em acidentes de trânsito no município, sendo 11 em vias urbanas e 14 nas rodovias Castelo Branco, Livio Tagliassachi, Quintino de Lima, Raposo Tavares e Renê Benedito da Silva”, informa a prefeitura.

Os equipamentos estão sendo colocados no seguintes locais.  

– Avenida Bandeirantes: nos dois sentidos com limite de velocidade de 50 km/h;

– Avenida Varanguera: sentido bairro centro com limite de velocidade de 50 km/h e no sentido centro bairro próximo ao portal com limite de velocidade de 40 km/h;

– Rua São Paulo: próximo a entrada para o Jardim Renê com limite velocidade de 50 km/h;

- Avenida Bernardino de Lucca: sentido Rodovia Raposo Tavares com limite de velocidade de 50 km/h.  

O investimento é o resultado de uma ação que, em 2015, selecionou São Roque e outras 14 cidades pelo Governo do Estado de São Paulo para o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com o intuito de receber investimentos que visam a segurança nas vias e redução dos índices de mortes no trânsito. Em março de 2016, foi assinado um convênio entre o Detran/SP e a Prefeitura de São Roque que repassou a cidade o valor de R$ 534.000,00 (em duas parcelas) para a implantação das ações que impedissem acidentes. Caso o programa não fosse implantado a prefeitura teria que devolver os recursos.

A primeira etapa do programa contemplou a sinalização horizontal e a implantação de lombo faixas, enquanto que a segunda etapa contempla a instalação dos radares, campanhas educativas, painéis de mensagens variáveis e sinalização horizontal. “Nosso objetivo é evitar acidentes, inclusive graves e fatais, pois os números cresceram em mais de 400% neste em relação ao ano de 2016”, diz o Chefe da Divisão de Trânsito, Vanderlei Paschoal,

Os radares que estão sendo instalados entrarão em operação, possivelmente na 2ª. quinzena de janeiro, pois a Divisão de Trânsito da Prefeitura precisa receber a homologação do Inmetro, implantar a sinalização e realizar um período de testes de funcionamento, onde os motoristas serão orientados com antecedência sobre o novo sistema.

“A Prefeitura está trabalhando com o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres, pensando também na educação no trânsito, e inclusive, está aderindo a ações e campanhas com esse intuito. Como exemplo, a campanha da Semana Nacional do Trânsito, que visou chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”, afirma o Prefeito Cláudio Góes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.