13/12/2017 às 14h38min - Atualizada em 13/12/2017 às 14h38min

Dicas para levantar seu restaurante na crise

Com a crise, estabelecimentos de diferentes setores que movimentam a economia estão fechando as portas devido à dificuldade para encontrar saídas para enfrentar o momento desfavorável. Nesse cenário, os empreendedores vivem o desafio de se reinventarem para manter as empresas funcionando e gerando lucro. A remodelação de um negócio, apesar de trazer novas tarefas, pode ser uma grande aliada por trazer soluções para fortalecer  o seu negócio.


A grande concorrência faz com que as empresas busquem formas de estabelecer diferenciais a seus clientes para fidelizá-los e garantir que ele não procure a concorrência. O setor alimentício é um dos segmentos que mais sofrem com a crise econômica. Manter o cliente, os preços e a qualidade dos alimentos diante de um cenário de retração tem sido uma questão crítica para aqueles que não querem fechar seus negócios. Para quem deseja investir em soluções, há oportunidades para otimizar resultados, gerar lucro e fortalecer a marca. É hora de promover mudanças. Selecionamos algumas ferramentas que podem ser decisivas para levantar negócios no ramo da alimentação em épocas de crise:

 

1- Softwares para gestão de restaurantes

Para otimizar tempo, gastos, organização e até na diminuição de filas os softwares para gestão de restaurantes podem auxiliar na profissionalização e organização de estabelecimentos que ainda não dispõe desse recurso. Os sistemas contam com planilhas organizadas que permitem gerenciar todos os setores (estoque, mesas, etc) eletronicamente. Além disso, há recursos que avisam quando há anormalidades no estoque ou no fechamento de caixa. É possível contar até com a ajuda de comandas eletrônicas. A empresa Cheff Solutions disponibiliza a ferramenta, que permite inclusive diminuir as filas de seu estabelecimento,  gerando mais fluxo de clientes.

 

2- Prepare um cardápio eficaz

Parece óbvio, mas um cardápio com muitos itens e páginas pode confundir o cliente, além de fazer com que ele demore na escolha do pedido. Um cardápio enxuto, com itens de qualidade e que tenham o perfil de seu estabelecimento permite otimizar o atendimento. Invista em fotos e cores no menu para aguçar o apetite dos clientes.

 

3- Invista em publicidade

Quem não é visto, não é lembrado. As publicidades online tem gerado bastante resultados positivos a um custo muito reduzido em comparação a anúncios de TV e impressos. Invista na sua presença no ambiente online. As redes sociais são um excelente ponto de contato com o público. Vale a pena investir em fotos bem elaboradas, informações e conteúdo exclusivos.

 

4 – Traga novos públicos

Se você conseguir adicionar produtos ou pratos diferenciados em seu cardápio que sigam a linha de públicos diferenciados, conseguirá alcançar mais clientes. Que tal considerar a inserção de um prato vegetariano ou  sobremesas diet? É importante contemplar também intolerantes a glúten e/ou lactose. Isso transformará seu negócio em um referencial para esse público, para quem a propaganda boca a boca é muito importante.

 

5 – Fidelize seu clientes

Se você quer atrair clientes e fidelizá-los, faça promoções, concursos, invista em dias especiais nos quais o preço é reduzido ou realize outras técnicas que chamarão a atenção de possíveis novos clientes. É importante que a qualidade e o serviço sejam mantidos quando há promoções, pois funcionarão como um chamariz para sua empresa.

 

6- Evite o desperdício

Desperdício é prejuízo. Faça um controle das despesas e do material utilizado no dia ou na semana e tenha sempre a noção de material para que alimentos e bebidas não sejam desperdiçados, acarretando gastos extras


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