14/12/2017 às 10h00min - Atualizada em 14/12/2017 às 10h00min

Cuidados Ginecológicos no Verão

Confira alguns cuidados para que a viagem tão esperada não se torne uma tormenta e te leve a um pronto socorro

Vem chegando o verão e todas nós queremos desfilar os corpos desenhados no projeto inverno, ir a praias, piscinas e curtir o sol... Mas, precisamos de alguns cuidados redobrados, para que a viagem tão esperada não se torne uma tormenta e te leve a um pronto socorro ginecológico.

A umidade é o vilão das mulheres no verão, pois o biquíni molhado favorece a proliferação de fungos, e com eles a presença de um corrimento esbranquiçado, grumoso, que causa coceira e irritação - a chamada Candidíase Vaginal. E como coça a tal da Candidíase, só quem teve sabe o desconforto que é...

Quando for a praia o ideal é desfilar biquínis, e sempre trocá-los após entrar no mar, ou mesmo após banhos de piscina.

Ao chegar em casa e ao dormir, evitar uso de calcinhas, priorizando roupas leves. Uma dica incrível e do tempo das vovós é secar a região íntima externamente com um secador no morno, até ficar bem sequinha.

E no banho utilizar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio, o que vende no mercado mesmo... e em alguns casos de maior irritação banho de assento com chás de camomila.

As melhores calcinhas são as de algodão, que devem sempre ser muito bem higienizadas e secas. Cuidado redobrado com quem mora em apartamentos e não tem aonde secar adequadamente as roupas, nestes casos é melhorar passar bem os forros até que seque por completo.

Não lavem e deixem secar as calcinhas no banheiro, isso favorece o crescimento dos temidos fungos, que podem ser identificados com os pontinhos pretos no forro da calcinha, quando persiste uma umidade residual.

Também não podemos esquecer de nos hidratar bastante e não segurar a urina. Para hidratação, priorize água, água de coco e sucos naturais, evitando o excesso de bebidas alcoólicas.

Caso as relações sexuais se intensifiquem também é interessante sempre urinar um pouquinho logo após. Isso evita a infecção urinária. Namorou, corre para o banheiro fazer um xixi, higienizar a região intima e depois volta para ficar abraçadinha.

Uma dica muito importante é lavar suavemente a região vulvar, evitar esfregar em excesso para que não se retire a defesa natural da pele e mucosa.

Para as gravidinhas: não se esqueçam dos repelentes e conforme o local de viagem checar o calendário vacinal, com atenção especial à febre amarela.

E muito, mas muito protetor solar e chapéu, pois o melasma, as manchinhas do rosto dificilmente desaparecem, mesmo após o término da gravidez e com tratamentos específicos.

Hidratação e cuidados redobrados com quedas de pressão são importantes. Com o excesso de calor, os desmaios podem ser mais frequentes, principalmente à noite sempre se levantem com cuidado: primeiro virar de lado, sentar, ficar de pé ao lado da cama e após sair andando, ao invés de levantar e sair correndo de uma vez.

Os cuidados de alimentação também devem ser feitos: alimentos leves e muito bem higienizados. Evitem alimentos crus, frituras em locais de procedência duvidosa, já que na gravidez estamos mais susceptíveis às doenças gastro-intestinais.

Essas são algumas dicas para tornar seu verão muito mais prazeroso.

Patrícia Bretz

CRM 120096

Medica Ginecologista e Obstetra


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.