11/12/2017 às 15h38min - Atualizada em 11/12/2017 às 15h38min

Guarda Civil e Polícia Militar Ambiental de Cotia fazem operação contra a Febre Amarela

Campanha de vacinação já ocorre na cidade

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Apesar de o município de Cotia não ter a confirmação de nenhum caso de febre amarela, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Ambiental do Estado e Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária realizaram, na quinta-feira (7), uma grande operação com cerca de 40 homens, divididos em quatro equipes, a procura de macacos mortos e quaisquer sinais de crime ambiental, como caça e desmatamento, na Reserva Ambiental do Morro Grande.

O secretário de Meio Ambiente de Cotia, Major Ricardo Secomandi, reforçou que o macaco não transmite a doença e ele também é uma vítima. “Não se pode matar o animal, ele não transmite a doença. Ele é um alerta para focos onde a doença pode estar”, explicou. Quem transmite a febre amarela silvestre são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, vetores da doença.

Durante a operação, que durou cerca de quatro horas, nenhum macaco morto ou doente foi encontrado, apenas uma armadilha para caça, que foi destruída.

A operação também serviu como um treinamento para os guardas. “Temos um terço do município coberto por área verde, estamos sendo pioneiros em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental. Daqui para frente, Cotia pode realizar operações como essa, por conta própria, graças a esta parceria”, destacou Secomandi.

“Precisamos de ações assim para saber quais as direções que a doença vem tomando no Estado, a cada local que passamos nós mapeamos. Dessa forma, fazemos um estudo técnico para abranger a maior parte de áreas possíveis”, relatou o porta voz da Policia Militar Ambiental, Capitão Flávio Sukaitis.

Para realizar denúncias ou alertas contra crimes ambientais, sobre macacos encontrados mortos ou, aparentemente doentes, basta entrar em contato com o canal gratuito de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, pelo telefone 0800-878-1100, Guarda Civil Municipal, pelo número 153, ou pelo 190 da Polícia Militar.

Campanha de vacinação contra febre amarela em Cotia

Até o dia 29/12, sempre das 9h às 16h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão vacinando a população contra a febre amarela, pois Cotia participa da ação de bloqueio de intensificação vacinal contra a doença. No dia 9/12 (sábado), das 9h às 15h30, algumas UBS’s abrirão exclusivamente para a campanha. As vacinas servem para uma medida cautelar devido às confirmações da doença em macacos encontrados na Grande São Paulo.

O público-alvo são pessoas com idade a partir de nove meses. Para receber a vacinação, é preciso levar o cartão do SUS e, para menores de 15 anos, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.