09/12/2017 às 15h33min - Atualizada em 09/12/2017 às 15h33min

Prefeitura de Cotia realiza mais de 1.200 testes na Campanha Fique Sabendo 2017

Foram realizados 602 testes de HIV e 602 de Sífilis. Testes estão disponíveis nas UBS’s e, no caso de HIV, no SAE/CTA

- Foto: Vagner Santos
- Foto: Vagner Santos

O balanço da Campanha Fique Sabendo 2017, realizada pela Prefeitura de Cotia, mostra que foram realizados 1.204 testes - sendo 602 para HIV e 602 para Sífilis - no período de 27 de novembro e 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta contra a Aids. A campanha teve o objetivo de ampliar o acesso da população ao teste de HIV e Sífilis e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, além de contribuir para a diminuição da transmissão das doenças.

Os testes foram disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde, porém com o fim da campanha, a população pode fazer os testes rápidos de HIV no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que fica na avenida Rotary, 40, Jardim Nomura, de segunda a sexta-feira e, de Sífilis nas UBS’s e no SAE/CTA. Os casos reagentes para Sífilis são monitorados na própria UBS em que o teste foi realizado, enquanto que os casos de HIV reagentes são encaminhados para o SAE/CTA.

Em 2016, a Vigilância Epidemiológica de Cotia registrou 51 casos de Aids/HIV e, de janeiro a 2 de outubro deste ano, foram anotados 78 novos casos. A Vigilância não disponibiliza os resultados da Campanha Fique Sabendo isoladamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.