08/12/2017 às 13h34min - Atualizada em 08/12/2017 às 13h34min

Araçariguama promove Ação Intensificada no Combate a Febre Amarela neste sábado

Mutirão tem por finalidade garantir a imunização da população residente no município

- Foto: reprodução / internet
- Foto: reprodução / internet

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde - Vigilância Epidemiológica de Araçariguama, anunciou que no próximo sábado (09/12) a partir das 8h,  as Unidades de Saúde do Município estarão abertas para a vacinação em ação intensificada contra a Febre Amarela.  

O mutirão tem por finalidade garantir a imunização da população residente no município, sendo uma medida preventiva cautelar, devido à ocorrência de casos de primatas contaminados em Municípios vizinhos.

Segundo a Secretária de Saúde de Araçariguama, Iriana Rodrigues (Nina), informou que  grande parte da população de Araçariguama já foi imunizada ao longo do ano. “Não existem motivos para pânico , o número de vacinas é suficiente para toda a população. Sem sombra de dúvidas, é de suma importância conscientizar e  reforçar  toda a população de que esta intensificação de vacinação tem caráter preventivo, uma vez que em nosso Município, não foi detectado nenhum caso de Febre Amarela em humanos.  A vacina que agora está no formato de dose única, é recomendada para pessoas de 9 meses a 60 anos de idade , no entanto os munícipes acima de 60 anos só poderão tomar a vacina segundo prescrição médica”, afirmou ainda a Secretaria de Saúde.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica reforçou também que , para receber a dose será preciso a apresentação da Carteira de Vacinação onde serão feitas as anotações que poderão ser utilizadas posteriormente , para a emissão da Carteira Internacional de Vacina . A Secretária lembrou em tempo também que as pessoas que já foram imunizadas alguma vez na vida por esta vacina , não necessitam serem novamente imunizadas .

A imunização somente não é indicada para gestantes ou mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade,para pessoas imunodepressoras, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (portadores de Lúpus, entre outras).

A população poderá se vacinar nos seguintes endereços:

 AME – Ambulatório Municipal de Especialidades - Rua Santa Cruz, nº 234 – Centro – Araçariguama/SP.

 Unidade Básica de Saúde José Bechara - Endereço: Avenida Barueri, nº 01 – Jardim Brasil.

A Secretaria de Saúde fez a ressalva de que as vacinas contra a Febre Amarela estarão sendo aplicadas ao longo da semana no AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), das 8h ás 15h. Para obter mais informações, deve se entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (11) 4136-1101 ou pelo e-mail: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.