04/12/2017 às 18h05min - Atualizada em 04/12/2017 às 18h05min

Prefeitura anuncia Campanha de Vacinação Contra Febre Amarela em São Roque

Macaco contaminado com a doença foi descoberto em novembro e deu início a medida

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet

A Prefeitura de São Roque anunciou que cidade passará por uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela, que terá início nesta terça-feira (05) e irá se estender a princípio até sexta-feira (08).

De acordo com a Diretora de Educação do Município, Andrea Rodrigues, a medida é promovida pelo Departamento de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Serviço de Zoonoses, e tem por finalidade garantir a imunização da população residente e flutuante de parte da cidade, sendo uma medida puramente preventiva, já que não existem casos de febre amarela em humanos em São Roque.  

Desde o início do ano a Prefeitura realizou a coleta de 22 macacos encontrados mortos, sendo que análises detectaram a doença em dois deles: um em fevereiro, no bairro do Carmo, e o segundo em novembro, no km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares, na região de Mailasky. Nossa reportagem já havia noticiado que macacos foram encontrados naquela região.

“Dos outros 20 restantes resultados restantes sete deram negativo e 13 aguardam resultados”, afirmou a prefeitura.

Entretanto, o resultado positico já mobilizou o Departamento de Saúde municipal, que idealizou a campanha que começa amanhã nos postos de saúde Village Emília, Paisagem Colonial, Unidade Central de Saúde e Centro de Saúde II, ao lado da rodoviária. Os postos  estarão aplicando a vacina até sexta-feira, das 7.00 às 16.00 horas a vacina contra a febre amarela.

Nos demais postos de saúde o atendimento para este tipo de vacinação será realizado às quartas-feiras, das 7.00 às 14.00 horas, em São João Novo, Carmo e Saboó; quintas-feiras na Vila Nova e sextas-feiras em Maylasky”, explicou a administração municipal.

Andrea Rodrigues (Diretora de Saúde) e Daniele Groke (Divisão de Saúde) falam sobre a campanha a nossa redação

“É importante frisar que a ação que será desenvolvida a partir de amanhã tem caráter preventivo já que em São Roque, não foi detectado nenhum caso de febre amarela em humanos. A vacina que agora é dose única, sendo recomendada para pessoas de 09 meses a 60 anos de idade. Os moradores com mais de 60 anos só poderão tomar a vacina segundo prescrição médica”, explicou a administração municipal.

Para receber a dose será preciso a apresentação da carteira de vacinação para as anotações que poderão ser utilizadas a posteriormente para a emissão da carteira internacional de vacina.

A imunização não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Segundo Andrea Rodrigues, diretora municipal de saúde, com a campanha realizada na primeira metade do ano, grande parte da população são-roquense já se encontra imunizada, o que significa que não faltará vacina para as pessoas que precisarem tomar sua dose. “Não há motivo para pânico, pois de janeiro a novembro 44% da população de São Roque foi imunizada contra a doença, ou seja, mais de 38000 pessoas”, afirma a profissional. 

Segundo Daniele Groke, da Divisão de Saúde Municipal, é importante ressaltar que apesar dos macacos serem portadores da doença, eles grandes aliados na luta contra a Febre Amarela, pois geralmente são eles quem a contraem antes das pessoas e como não transmitem a doençal para os humanos, permitem que ações como esta possam ser tomadas como forma preventiva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.