21/11/2017 às 15h02min - Atualizada em 21/11/2017 às 15h02min

Árvore é cortada sem motivo aparente no Jardim Flórida

Denúncia de corte indiscriminado foi enviado a nossa redação

Da Redação - Foto: Divulgação
Da Redação - Foto: Divulgação

Nossa redação recebeu uma denúncia de um morador do bairro Jardim Flórida sobre o corte de uma árvore, na rua Raposo Tavares, ocorrido no final da semana passada. Segundo a denúncia, a árvore teria sido cortada pela Prefeitura de São Roque sem motivo, já que a mesma não atrapalhava a fiação elétrica da rua e não estava danificando a calçada.

Nossa redação entrou em contato com a Prefeitura de São Roque para saber o motivo da poda. De acordo com a administação municipal houve um protocolo com a solicitação para o corte da árvore. "Houve vistoria no local por profissionais habilitados que constataram que o exemplar exótico da espécie Terminalia Catappa, mais conhecida como Chapéu de Praia, deveria ser suprimido por causar danos á propriedade e trincas nas lajes internas da residência localizada no local", afirmou a prefeitura. 

A análise dos profissionais é curioso, já que as fotos mostram que, localizada na calçada, a árvore nem mesmo chegava até a residencia.  

Embora possa parecer uma ação inofensiva, cortes de árvore não apenas agridem a natureza como também podem prejudicar a saúde. Chamamos de poda drástica todo corte que danifica seriamente a planta, podendo matar a arvore, uma ação que infelizmente vemos com frequência em nosso município.

O corte indiscriminado pode ser considerado um crime ambiental visto que toda árvore é um bem público, não pertencendo a um único indivíduo e sim a toda a população e deste modo não é permitido cortar ou retirar uma arvore sem autorização prévia, mesmo que ela esteja dentro de uma propriedade particular.

Cabe ao município fiscalizar e zelar para que cortes indiscriminados não ocorram, visto que deste modo o poder público zela não apenas pelo meio ambiente, mas em favor da saúde de sua população, “Uma rua sem árvores pode sofrer um aumento de temperatura até 10 graus maior do que o encontrado em uma via arborizada, sem contar que bairros contam com uma boa ação de arborização sofrem de uma incidência de deficiência respiratória até 30% maior. Uma cidade que investe em suas arvores, investe em saúde”, explica o engenheiro agrônomo Iran Góe em matéria publica em nosso portal sobre a poda drástica. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.