14/11/2017 às 19h27min - Atualizada em 14/11/2017 às 19h27min

Macacos mortos foram encontrados num condomínio em Mailasqui

Desde de fevereiro exames em macacos não apresentam resultados positivos para Febre Amarela em São Roque

Carlos Mello - Jornal da Economia
Carlos Mello - Jornal da Economia

 

Nesta terça-feira (14) a equipe da Vigilância Sanitária esteve no distrito de Mailasqui no condomínio Aldeia de Mailasqui para checar 4 macacos que foram encontrados mortos.

O Jornal da Economia entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque que disse que não há motivo para pânico já que desde fevereiro, todos os macacos encontrados mortos na região não apresentavam febre amarela como causa da morte.

A assessoria de imprensa informou ainda que os macacos mortos serão encaminhados para São Paulo onde serão realizados exames.


Macacos mortos foram encontrados num condomínio em Mailasqui
“A cidade não está entre aquelas com status de alerta quanto à febre amarela. As ações realizadas em fevereiro quando macacos foram encontrados mortos e deram positivo para a doença imunizaram mais de 20 mil pessoas na cidade.

O Departamento de Saúde, através da Serviço de Zoonoses vem realizando um monitoramento constante e ao contrário do que está acontecendo em São Paulo e alguns munícipios vizinhos a capital, nenhum outro macaco encontrado morto em São Roque desde fevereiro, apresentou resultado positivo para a febre amarela”. Informou a assessoria de imprensa.

Prefeitura informou que desde fevereiro nenhum animal encontrado morto tinha febre amarela

Embora a Serviço de Zoonoses venha fazendo esse acompanhamento, é muito importante a ajuda da população. No caso de encontrar macacos bugios mortos devem avisar imediatamente a divisão pelo telefone 4784-8551, para que ela faça o recolhimento e envie o material do animal para exame.

A chefe da Divisão municipal de Saúde, Daniela Dias Groke, orienta que qualquer pessoa que encontrar macacos mortos deve acionar o Serviço de Zoonoses, para que a retirada do material seja feita adequadamente. "É de vital importância que todo primata encontrado sem vida seja avaliado, a causa da morte precisa ser investigada", conta.

Daniela frisa que os primatas não são culpados pela proliferação da febre amarela. “O macaco é mais uma vítima da febre amarela, é responsável por nos mostrar a existência da doença. Ele é como uma sentinela, a morte deles ocorre antes dos casos chegar em humanos”, explica.

Os corpos dos animais serão examinados em São Paulo

O Ministério da Saúde passou a adotar no mês de abril a dose única da vacina contra febre amarela para áreas em que a imunização é recomendada. Com a medida, o País segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A partir de agora, as pessoas que já tomaram uma dose não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida”, explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros. 

Vacinação

De acordo com a Vigilância Epidemiológica municipal, a vacinação é somente indicada para pessoas que vão viajar para uma área considerada de risco, ou residem em área de risco. Para ser imunizado, o interessado deve procurar um dos postos de saúde da cidade.

Além dos documentos pessoais, é preciso apresentar o cartão de vacina. É importante levar algum comprovante de viagem. Para orientações o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (11) 4784-9814 ou 4784-4963.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.