12/11/2017 às 12h31min - Atualizada em 12/11/2017 às 12h31min

Araçariguama amplia rede de fibra óptica na cidade

O investimento do projeto é de R$ 2 milhões

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araçariguama por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, está promovendo importantes melhorias na qualidade dos serviços de internet prestados aos cidadãos. O benefício está sendo realizado por meio de obras de infraestrutura tecnológicas que estão sendo implantadas em diversos pontos e regiões da cidade.

 A ampliação da rede de fibra óptica teve início de sua instalação em janeiro de 2017 e ao longo dos próximos meses contemplará mais de 80 km.

O investimento do projeto é de R$ 2 milhões. Atualmente, o Centro e os bairros Igavetá, Meirelles, Parque Imperial, Chácara Dora, Cruz das Almas, Cintra Gordinho, Jardim Brasil e Distrito Industrial estão em plena fase de operação e funcionamento.

Com a implantação da fibra óptica em Araçariguama, foram interligados os seguintes prédios públicos: PAM, Transporte, Casa do Cidadão, Prefeitura, Secretarias de Cultura, Assistência Social, Obras, Educação, Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Arena América. Foi implantado ainda Wi-Fi na Praça Albertino de Castro Prestes – Matriz.

 A expectativa é que nos próximos 6 meses,  99% do território municipal seja contemplado e mais equipamentos públicos serão beneficiados e o objetivo é que a melhoria se estenda também em câmeras de vigilância utilizadas pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal nas entradas da cidade e em pontos considerados estratégicos.

Ainda segundo o Diretor Tecnologia da Informação, Edson Pinheiro, os principais benefícios do projeto são a maior velocidade dos serviços públicos informatizados e a economia gerada ao município. "Exemplo disso é o sistema PRONTO da área da saúde, que tem como principal finalidade gerir toda a rede de serviços de saúde em uma única base central de dados".

Outro benefício em ter uma grande rede de fibra óptica, como a que está sendo implantada em Araçariguama, é o sistema unificado de telefonia, onde todas as repartições públicas municipais estão sendo contempladas com sistema telefônico centralizado, com gerenciador próprio. Essa implantação representa cerca de 60% de economia em ligações internas e para celulares institucionais, que eram tarifadas por operadoras.

O Programa Araçariguama Conecta também será lançado e em breve levará para as praças e  outros espaços públicos, acesso à internet grátis garantido ao cidadão.

A prefeita Lili Aymar destacou que a iniciativa representa um investimento que aprimorar e agilizar a prestação de serviços públicos nos órgãos municipais. “A tecnologia, além de proporcionar uma internet de alta velocidade, interliga os órgãos e permite migração entre sistemas operacionais em tempo real, gerando economia de recursos e de tempo” afirmou. Ainda segundo ela, o projeto está fundamentado na fibra óptica, com previsões de crescimento e projetos adicionais futuros, como por exemplo, permitir a interligação com as câmeras de segurança da cidade. “Araçariguama só tem a ganhar com essa importante infraestrutura tecnológica,” ressaltou.

O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Proxer Telecom, e além de atender o setor público, também tem procurado dar suporte às empresas, estabelecimentos comerciais e residências.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.