03/11/2017 às 11h34min - Atualizada em 03/11/2017 às 11h34min

Cerimônia das Velas reúne centenas de pessoas no Cemitério das Luzes

Cercade 10 mil pessoas participaram da 20ª edição da Cerimônia das Velas, realizada nessa última quarta-feira, 1º de novembro, no Cemitério das Luzes, em Mairinque. O evento foi marcado pela demonstração plural de fé e sentimentos religiosos, que também contou com a tradicional missa, celebrada pelo Padre Antônio Carlos, da Igreja de São Benedito.

Desde 1998, o evento é realizado todos os anos, seguindo sempre os mesmos moldes, com velas acesas em todas as ruas do cemitério, missa, fogos de artifício e luzes.

O administrador do Cemitério Municipal e um dos coordenadores do evento, Edmundo de Souza Figueiredo, explica que a emoção de realizar essa cerimônia tão bonita durante todos esses anos, já se tornou uma data especial esperada por pessoas de várias cidades.

Dona Loidemyriam Bielecky dos Santos, veio da Zona Leste de São Paulo para participar do evento. “Saí da minha casa 12h. Há anos participo, tenho parentes em frente a Capela de Nossa Senhora do Carmo. Esta cerimônia é linda, enquanto Deus me der vida e saúde estarei aqui!”, comentou a aposentada.

Edmundo conta como surgiu a ideia de realizar a Cerimônia das Velas. “Em 1997, às vésperas do Dia de Finados, ao ir embora do Cemitério depois de preparar para a missa de Finados, percebi que a luminosidade de algumas velas acesas no local e que essa luz deixava mais bonito. Eu queria trazer ao Cemitério a comunidade para acabar com aquela ideia que o local é um lugar que dá medo. Aí tive a ideia de fazer essa cerimônia”, explicou.

 Gostaria que essa data não fosse retratada apenas com tristeza e sim, com um momento de alegria e celebração àqueles que amamos, mas que já partiram. A quantidade de velas acesas é o que menos importa, no meio de tantas almas boas que ajudam a manter acesas as chamas que iluminam o cemitério nesse dia”, finalizou Edmundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.