31/10/2017 às 21h18min - Atualizada em 31/10/2017 às 21h18min

Leilões de imóveis atraem novos compradores pessoas físicas

Segmento do mercado vem crescendo graças a versão online destes leilões

O sonho da casa própria é sem dúvida uma das prioridades na vida de quase todo mundo. Na busca desse desejo, muitas pessoas acabam descobrindo alternativas – muitas vezes mais acessíveis – para chegar lá.  É o caso dos leilões de imóveis, que antes eram voltados para investidores e imobiliárias, e agora vêm atingindo outra categoria: os amadores.

Mas a mudança nesse perfil de participante não ocorreu por acaso, e vem acontecendo graças a duas movimentações importantes no mercado de leilões: o surgimento do leilão online e a crise econômica no país, que está fazendo com que muitas pessoas deixem de conseguir pagar seus financiamentos ou empréstimos que tinham imóvel próprio como garantia e acabam, dessa forma, perdendo seu bem para bancos e credores. Esse novo tipo de movimentação, que ao contrário do tradicional leilão, está cada vez mais digital e vem atraindo um público diferente do habitual: os que procuram o primeiro imóvel.

Leilão online é uma forma prática para fechar um bom negócio, mas é preciso ficar atento

O leilão online transmite maior segurança, principalmente para a pessoa física, porque a participação é toda registrada e autorizada mediante cadastro do participante. É claro que as empresas de leilão precisaram fazer alguns ajustes para receber esse novo público, os ditos compradores finais, começando na mudança da linguagem de seus sites.

Mas, o comprador precisa estar ciente de toda a situação que envolve a negociação. Esses imóveis, muitas vezes, vão a leilão com valores bem abaixo do mercado, porém existem as implicações jurídicas, onde boa parte dos locais ainda está ocupada, e a desocupação é pertinente a quem o adquire. Essas implicações podem existir de acordo com o tipo de leilão: judicial (o bem tem origem em um processo judicial) ou extrajudicial (o bem pode ter origem particular: pessoa física, jurídica ou instituição bancária ou alienação fiduciária – quando o bem foi dado como garantia para uma instituição financeira). Existem três modalidades de leilão:

Online: realizado somente via internet. Presencial e online (simultâneo): realizado em local físico, porém com interação via internet via auditório virtual, com lances em tempo real para ambos. Presencial: realizado somente em local físico.

Alguns cuidados devem ser tomados ao participar de um leilão

Uma das empresas mais antigas no ramo de leilão, a Zukerman, dá algumas dicas do que fazer antes de participar de um leilão:

Examinar o edital do leiloeiro, conferindo formas de pagamento, comissão da empresa leiloeira, se há pendências para o imóvel preterido; Se interesse por imóveis desocupados, pois a emissão de posse pode demorar e se houver outras ações jurídicas existe a possibilidade de não conseguir usar o imóvel; Tenha um advogado por perto para auxiliá-lo, de preferência com atuação no ramo imobiliário; Faça uma verificação das condições do imóvel, mesmo que o edital informe que ele está desimpedido, retirando certidões negativas no cartório de registro de imóveis e no judicial para evitar que o local esteja para ser penhorado em outras ações futuras; Tente visitar o imóvel antes para ver se vale a pena para não ter prejuízos com grandes reformas e reparos depois; Estabeleça para si um lance máximo antes de começar para não haver empolgação e oferecer mais do que pode pagar. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.