20/10/2017 às 09h38min - Atualizada em 31/10/2017 às 09h38min

Como escolher o terreno perfeito para construir

Errar nesta conta pode significar altos prejuízos. Antes de assinar o cheque, confira as dicas abaixo com os pontos que você de considerar.

Um bom negócio inclui uma observação do local, da região, da facilidade de acesso e da infraestrutura de serviços. É preciso também levar em conta a inclinação do lote, o caminho da água da chuva, os planos que prefeitura tem para a região e até o que não se pode observar, como dutos de gás e óleo escondidos no subsolo. A documentação do imóvel e do vendedor também é fundamental.

Circule pela quadra, pelo bairro, pela região. Avalie a vizinhança, as ruas, se há comércio nas proximidades, se o local parece seguro.

O zoneamento também exige atenção, pois existem casos de normas diferentes numa mesma rua (o IPTU costuma trazer essa informação na primeira pagina). Imóveis de esquina e metragem de frente maior pagam mais imposto. O Plano Diretor do município disciplina o que e quanto pode ser ocupado no terreno, bem como seu destino – uso residencial, comercial, industrial. Se for preciso fazer concessões demais, talvez seja melhor procurar outro local. E não acredite em entusiastas com discurso do tipo dá-se um jeitinho: faça tudo na lei e evite dores de cabeça.

A topografia é um ponto crucial na decisão da compra do terreno. Construir em aclives e declives pode exigir mais gastos com fundações ou terraplanagem, em geral algo em torno de 10% do total da obra.

As imobiliárias são uma boa porta de entrada para o mundo encantado dos terrenos. Existem corretores de imóveis com conhecimentos de engenharia, arquitetura e direito, mas é bastante recomendável contar, pelo menos, com um arquiteto e um advogado – vale investir alguns reais na avaliação antes de fechar o contrato.

Mesmo com todas as dicas só você poderá saber o que é melhor no seu caso. É possível se conformar com um ou outro ponto negativo do terreno em favor dos benefícios que ele irá oferecer.

O arquiteto pode lhe oferecer uma consultoria técnica na hora da compra do terreno. Ele te orientará e até fará um estudo de viabilidade de ocupação do terreno. Contate-nos.

 

Arquiteta Patrícia Tozzi

Projetos Residenciais, Comerciais e de Interiores

4712-2735 / 96641-2776

APOIO   

 

  

 

   

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.