20/10/2017 às 09h23min - Atualizada em 18/10/2017 às 09h23min

Os principais mitos sobre a dor nas costas

Clínica fala sobre os principais conceitos distorcidos de um dos principais males da população mundial: a dor nas costas

- Foto: Nursing
- Foto: Nursing

Especialistas afirmam que 80% das pessoas vão sentir dor nas costas em algum momento da vida; a dor nas costas, inclusive, é uma das reclamações mais comuns entre os brasileiros. No entanto, muitos são os mitos que circundam sobre sua origem, atitudes a se tomar e a gravidade do problema.

Na grande maioria das vezes, apesar de parecer grave, o problema pode ser resolvido com orientações precisas para realizar as atividades costumeiras. Pensando nisso, o Instituto RV identificou os 4 principais mitos sobre a dor nas costas, e aponta o que, de fato, pode ser feito:

O MELHOR É REPOUSAR – mito!

Evitar atividades que agravem o problema pode realmente ajudar no alívio da dor, mas temporariamente. No entanto, as evidências científicas apontam que manter-se realizando as atividades diárias é essencial para a reabilitação.  Acamar-se ou ficar em repouso prolongado pode gerar mais dor e incapacidade. É importante lembrar que esse fato vale para a grande maioria dos casos, mas, em dúvida, a avaliação de um fisioterapeuta deve ser solicitada.

GERAMENTE, É CASO DE CIRURGIA – mito!

Menos de 5% dos problemas de coluna são realmente casos de cirurgia. A grande maioria, 95% dos casos, são tratáveis e recuperáveis somente com tratamento conservador (fisioterapia).

QUANTO MAIOR A DOR, MAIOR O PROBLEMA – mito!

Nem sempre a dor é sinal de gravidade. Quando se fala em coluna, pode até acontecer de duas pessoas, com o mesmo problema, terem reações diferentes: um sente bastante dor, já o outro é assintomático. Isso acontece porque diversos fatores contribuem para a dor, como a origem real do problema, estímulos externos, ansiedade, medo, nível de resistência física, entre outros.

QUEM TEM DOR NAS COSTAS, SEMPRE TERÁ DOR NAS COSTAS – mito!

Hoje sabemos que os fatores para a dor nas costas variam entre indivíduos, mas a resolução do problema está em encontrar a real causa. “É preciso que o paciente passe por um bom processo de triagem, seja categorizado, e que se chegue à raiz do problema. A cura está no tratamento cada vez mais personalizado e individualizado – o que resolveria para um, não resolve para outro”, conta Rodrigo Garcia, diretor clínico do Instituto RV.

Com base nisso, o Instituto RV desenvolveu um tratamento exclusivo que tem como objetivo eliminar as dores nas costas e dar independência ao paciente no pós tratamento. A solução não cirúrgica tem por base três pilares: avaliação, tratamento e educação pós tratamento, e hoje já apresenta o índice de 90% dos pacientes recuperados.

O RCV, Reequilíbrio da Coluna Vertebral, restaura a função da coluna e alivia a dor nas costas, trazendo de volta aos pacientes a liberdade de movimento e uma melhor qualidade de vida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.