12/10/2017 às 12h04min - Atualizada em 12/10/2017 às 12h04min

Brasil comemora 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Imagem da santa foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul, em 1717

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Por ser um país predominantemente católico o Brasil traz uma religiosidade e louvor muito forte a figura de Nossa Senhora da Aparecida, ela que é a padroeira do país.
Uma dedicação que solidificou há 300 anos, após a imagem ser encontrada por três pescadores  no rio Paraíba do Sul, em 1717 no Estado de São Paulo.

Na época o governante das Capitanias Hereditárias de São Paulo e Minas de Ouro passaria por Guaratinguetá, na região do Vale do Paraíba e a visita desta figura ilustre animou toda a região que organizou uma festa de boas-vindas para a autoridade, pedindo aos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso que trouxessem os peixes para os festejos.

Mas a época não era propicia para peixes e o Rio Paraíba do Sul não foi gentil com as redes dos homens, que não desistiram e após realizarem preces a Virgem Maria, lançaram novamente a rede as água, que retornou com o corpo de uma imagem. Intrigados com o ocorrido, os pescadores jogaram novamente a rede e quando recolheram,  descobriram a cabeça da mesma imagem coletada instantes atrás, constatando que se tratava de uma imagem da Virgem Maria.

Emocionados com a descoberta, os pescadores continuaram a jogar as redes, que então voltavam carregadas de peixes, em um milagre que foi celebrado por toda a comunidade que passou a nomear a santa como Aparecida.

Abrigada em um primeiro momento nas casas dos pescadores e em seguida em uma capela simples, a imagem foi sendo levada para outros templos conforme o louvor pela santa crescia no país, até ser finalmente instalada no Santuário Nacional de Aparecida, quarto maior santuário do mundo e localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

O Santuário foi consagrado no dia 12 de outubro de 1980, pelo Papa João Paulo II, data em que se proclamou o feriado em homenagem a santa.

A celebração são-roquense a santa

A adoração a Nossa Senhora  Aparecida também é muito forte em São Roque. Atualmente o município conta com duas capelas dedicadas  a santa, uma localizada no bairro Guaçu e outra no bairro Marmeleiro, além é claro da Igreja da Matriz onde está a imagem mais conhecida da Virgem Maria em São Roque, santuários que celebram sua fé com muito louvor e adoração neste dia 12.

A Igreja da Matriz conclui as comemorações do “Ano Nacional Mariano” com a celebração da Santa Missa às 07h30, 09h00 e 19h00, enquanto que a Comunidade do Guaçú II, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, seguirá com a seguinte programação: 12h00 - Santo Terço; 15h00 – Batizados; 16h00 - Procissão e Missa Campal.

Já na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Marmeleiro, haverá também uma procissão as 17h que partirá da igreja nova do bairro e passará pela antiga capela, onde será realizada uma homenagem a santa. “A devoção a Nossa Senhora é muito grande e bonita em São Roque e a emoção que sentimos nas celebrações do dia 12 é muito forte pois é uma representação desta fé das pessoas”, afirmou Vera Lucia Silva Antonilli, que cuida da capela de Nossa Senhora no bairro Marmeleiro ao lado de Maria Luiza Freitas, dando continuidade a uma tradição de família e que simboliza a grande alegria e devoção que o brasileiro sente por Nossa Senhora. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.