03/02/2014 às 11h27min - Atualizada em 03/02/2014 às 11h27min

Senac Sorocaba oferece 112 vagas gratuitas em cursos técnicos para alunos do ensino médio de escolas estaduais da rede pública

Cursos são ofertados por meio do Pronatec. Podem se inscrever estudantes matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos oferecidos no Senac Sorocaba por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 112 vagas oferecidas em três cursos técnicos nas áreas de segurança do trabalho, informática e hotelaria.

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. Todos os participantes receberão assistência estudantil correspondente ao valor de R$ 2 hora/aula de curso. Mais informações e pré-inscrições devem ser obtidas na secretaria escolar das escolas estaduais.

O Pronatec é um programa de formação profissional coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como um dos principais objetivos ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Com a iniciativa, o Governo Federal pretende capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014.

Cursos

Por meio do Pronatec, o Senac Sorocaba oferece os cursos Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática e Técnico em Hospedagem, com início das aulas previsto para fevereiro e março.

 O curso Técnico em Segurança do Trabalho prepara profissionais para atuar em empresas nacionais e multinacionais, órgãos públicos e privados na prevenção de acidentes de trabalho, com o uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Segundo estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país no ranking de acidentes de trabalho no mundo. Com a especialização em segurança do trabalho, é possível diminuir riscos e ocorrências. O curso tem início no dia 24 de fevereiro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

O curso Técnico em Informática tem a proposta de ensinar alunos a fazerem a manutenção de microcomputadores, instalar e configurar redes, e desenvolver sistemas de websites. O profissional técnico em informática pode trabalhar em empresas de tecnologia, nos setores de operação e manutenção de micros, suporte à informática, helpdesk, administrador de redes, desenvolvimento de software e websites, em centros de processamentos de dados, provedores de acesso à Internet, ou administrando seu próprio negócio como consultor. O curso tem início no dia 24 de fevereiro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

O curso Técnico em Hospedagem prepara profissionais para trabalharem em hotéis e abrange conhecimentos sobre meios de hospedagem, recepção e governança. O profissional desta área executa atividades operacionais de recepção e presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação. O curso tem início no dia 10 de março, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

As inscrições do Pronatec têm início no dia 5 de fevereiro. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e estarem regularmente matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. A pré-inscrição deve ser feita na secretaria da escola onde o aluno estuda. Após a pré-inscrição, o aluno deverá efetivar a inscrição na unidade do Senac portando os documentos originais e cópias do RG e CPF, certidão de casamento (se for casado) e declaração da escola, com informações que o aluno é regularmente matriculado na instituição. Alunos menores de 18 anos só poderão efetivar a matrícula com acompanhamento de um responsável.

Segundo a Supervisora de Ensino da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba Siliane Manzano, o Pronatec oferece ao estudante do ensino médio das Escolas Estaduais um diferencial em seu currículo, pois além da conclusão do ensino médio terá, também, a habilitação em um curso técnico de boa qualidade que proporcionará melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. “Sabemos que além de uma educação regular de qualidade, uma das principais preocupações dos alunos desta faixa etária é conseguir um emprego e, isso pode se tornar mais fácil quando o aluno é formado por uma instituição de ensino reconhecida pela seriedade e qualidade dos serviços prestados.”

 

Sobre o Senac São Paulo

Para atender à demanda de formação profissional, o Senac São Paulo oferece cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais ou a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Já empresas públicas e privadas têm à disposição o Atendimento Corporativo, com equipe especializada em desenvolver cursos sob medida para as necessidades das organizações.

A instituição oferece ainda acesso à profissionalização para a população economicamente desfavorecida com a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo que, em cinco anos, já beneficiou mais de 290 mil pessoas.

Com tradição de 67 anos e programação distribuída em 57 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, o Senac conta também com três campi do Centro Universitário Senac e os hotéis-escola GRANDE HOTEL SÃO PEDRO e GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO, além da Editora Senac São Paulo, que publica livros didáticos e de mercado.

Serviço
Pronatec
Técnico em Segurança do Trabalho

Data: a partir de 24 de fevereiro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas
Pré-inscrições: Secretaria da escola
Vagas: 42
Gratuito

Técnico em Informática
Data: a partir de 24 de fevereiro, com aulas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Pré-inscrições: Secretaria da escola
Vagas: 30
Gratuito

Técnico em Hospedagem
Data: a partir de 10 de março, com aulas de segunda à sexta, das 8 às 12 horas
Pré-inscrições: Secretaria da escola
Vagas:40
Gratuito

 Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:

http://www.sp.senac.br/redessociais


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.