25/09/2017 às 13h56min - Atualizada em 25/09/2017 às 13h56min

Câmara de Cotia recebe palestras sobre prevenção ao suicídio

Evento aberto ao público acontece nesta terça-feira (26)

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros são mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Para discutir o assunto e encerrar o mês de Prevenção ao Suicídio, “Setembro Amarelo”, o gabinete do vereador Edson Silva e a Câmara Municipal de Cotia promovem, na próxima terça-feira (26), palestras sobre Prevenção ao Suicídio.  O evento acontece na Câmara Municipal de Cotia à partir das 9h30,  é gratuito e aberto ao público.

Estão previstas duas palestras.  A primeira, com a psicóloga Bárbara da Silva Sebastião, formada pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e experiência em atendimento clinico há 5 anos com adolescentes, adultos, idosos, casais e pacientes em estado de crise. A  segunda palestra  será ministrada pela também psicóloga Paula Pessoa, especialista em Atendimento Infantil, individual, casais, adulto e orientação de famílias.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Serviço:

Palestras: Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio

Quando: Terça-feira (26) – das 9h30 às 12h30

Local: Câmara Municipal de Cotia  (Rua Batista Cepelos, 91 – Centro – Cotia)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.