14/09/2017 às 18h32min - Atualizada em 14/09/2017 às 18h32min

Dicas para uma cozinha prática e funcional

A melhor forma de garantir estética e funcionalidade para sua cozinha é através de um planejamento cuidadoso

Se você está construindo ou reformando, a melhor forma de garantir estética e funcionalidade para sua cozinha é através de um planejamento cuidadoso. Seja uma cozinha americana ou fechada, planejar uma cozinha não é uma tarefa fácil.  Mesmo que você esteja contando com os serviços de um profissional – seja um arquiteto ou mesmo profissionais de lojas especializadas – você vai precisar expor detalhadamente os hábitos de sua família. É preciso, além disso, garantir a boa ventilação e iluminação, além da utilização racional de todo o espaço disponível. Existem várias formas de se projetar uma cozinha ideal. O mais importante é que seja adequada às suas necessidades.

O fogão, a geladeira e a pia são os três elementos fundamentais. O ideal é que sejam colocados de forma a criar um triângulo, para facilitar a movimentação na hora do trabalho. Outra questão a considerar são os pontos de luz e força, que devem planejados de acordo com cada eletrodoméstico a ser instalado. A parte hidráulica influencia na localização não só da pia, como também da máquina de lavar louças. Ambas precisam de ponto de esgoto e ponto de água.

Nas bancadas de trabalho, prefira o granito ao invés do mármore, que não resiste a materiais corrosivos e ácidos, tais como vinagre, limão e detergentes; e absorve gordura, devido à sua porosidade. Mas quem procura algo diferenciado, tem a opção das bancadas em aço inox feitas sob medida.

Os armários inferiores devem ficar entre 18 e 21 cm acima do chão, para facilitar a limpeza. Os armários superiores devem ser instalados a 60 cm da bancada, lembrando que devem ser mais rasos, entre 35 e 40 cm de profundidade, enquanto os inferiores podem ter até 65 cm. Se possível, aposte em gavetas largas para organizar melhor os utensílios.

Em uma cozinha americana, é fundamental ter uma boa coifa para evitar incômodos com cheiro de fumaça e gordura. Vale a pena investir em itens sofisticados e diferenciados, como pendentes, torre para fornos e eletrodomésticos, cadeiras ou banquetas incrementadas. O balcão deve ser instalado entre 85 e 93 cm do piso, sendo 90 cm a altura padrão ideal.

Para os antenados nas ultimas tendências em decoração, aposte em cores vivas, materiais com texturas diversas (misture madeira, pedra, vidro). A linha retro está muito em alta também, desde a linha de eletrodomésticos, até revestimentos (ladrilho hidráulicos, azulejos retangulares (estilo metrô). Mas pra quem quer ousar de verdade, a linha total black é um sinônimo de ousadia e bom gosto.

Lembre-se que o projeto deve ser elaborado considerando as medidas padronizadas de eletrodomésticos, espaços para bancada ou mesas, pias e etc… Somente utilizando medidas precisas e corretas, o seu projeto será confiável.

Arquiteta Patrícia Tozzi

Projetos Residenciais, Comerciais e de Interiores

4712-2735 / 96641-2776

APOIO

 

 

  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.