01/08/2017 às 22h46min - Atualizada em 01/08/2017 às 22h46min

Bolinha de tênis pode melhorar a lavagem de roupa na máquina

Não adianta ter uma máquina de lavar Brastemp ser você não souber como utilizá-la da forma correta e ainda para que servem todos os produtos que o mercado de limpeza oferece

A máquina de lavar é um eletrodoméstico essencial para o dia a dia das pessoas. Através dela é possível efetuar lavagens mais eficientes, econômicas e conseguir ótimos resultados em pouco tempo. A máquina de lavar é um produto que otimiza um dos serviços domésticos mais cansativos atualmente. Porém, a forma como você usa a sua lavadora faz toda a diferença na performance e também no resultado da lavagem das roupas.

 

Não adianta ter uma máquina de lavar Brastemp ser você não souber como utilizá-la da forma correta e ainda para que servem todos os produtos que o mercado de limpeza oferece. Estar a par dos processos mecânicos também garantirá um melhor aproveitamento da sua lavadora.

 

Como calcular o peso das roupas para adequar à capacidade da lavadora?

Esta é uma dúvida bastante recorrente. A capacidade lavadora é ajustada para roupas secas e padronizada segundo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO. A forma mais simples de calcular é considerando 60% da capacidade total do eletrodoméstico, ou seja, para uma lavadora com capacidade de 8 kg, por exemplo, multiplica-se a capacidade por 0,6 que é igual a aproximadamente 5 kg.

 

Vale lembrar que esse cálculo é uma aproximação, pois alguns tipos de roupa, como por exemplo, roupas de cama e toalhas ocupam mais espaço na máquina de lavar. Respeitar estas indicações de uso é importante para preservação e vida útil do produto. O ideal é que a capacidade da máquina de lavar seja proporcional ao número de pessoas que a utilizam.

 

Como a sujeira é retirada dos tecidos?

É através do “bate e volta” da máquina de lavar que a sujeira é eliminada. Não adianta encher a roupa de sabão e não esfregar, pois é a mecânica a maior responsável pela extração da sujeira.

É preciso esfregar ou bater a roupa para que a sujeira se solte das fibras do tecido. Esses processos abrem os poros das roupas e possibilitam a entrada da água com o sabão. Você pode, porém, melhorar esse processo e torná-lo mais eficiente.

 

Colocar algumas bolinhas, como as de tênis (já existem algumas feitas exatamente para isso), dentro da máquina durante a lavagem. As bolinhas ajudam a separar os corpos para que eles não fiquem embutidos no meio das mais pesadas. Assim, as peças são lavadas separadamente e com mais eficiência, e isso ocorre por conta do maior contato entre a água e as roupas.

 

Qual o papel do sabão e do amaciante?

Nem a máquina de lavar Brastemp vai conseguir limpar suas roupas sem sabão. O sabão tem um papel fundamental na lavagem da roupa. É ele quem faz a ligação entre a água e a sujeira para que a parte apolar do sabão, hidrofóbica, interaja com a sujeira, enquanto a parte polar, hidrofílica, faz o mesmo com a água. Esse novo corpo pode, então, ser removido com a água no enxágue.

 

Quanto mais sabão melhor? Não! Embora muita gente não saiba, não é colocando muito sabão na roupa que você conseguirá uma limpeza mais satisfatória, e sim colocando a quantidade necessária.

 

É preciso colocar a quantidade suficiente para fazer a reação química com a sujeira das roupas, mas muito sabão na lavagem vai exigir mais água para o enxaágue. Se após o enxágue, ficar sabão nas fibras, o resultado será aquela roupa dura depois de seca.

Para saber a quantidade certa, fique atento às especificações da sua máquina contidas no seu manual de instruções e siga as orientações corretamente.

 

O amaciante por sua vez, é um aditivo responsável por expandir as fibras dos tecidos, dando a eles um aspecto mais maleável e agradável. Utilizar corretamente a máquina de lavar roupas é a forma mais eficiente de economizar tempo e esforço! 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.