01/08/2017 às 22h41min - Atualizada em 01/08/2017 às 22h41min

Ar condicionado de janela ou Split? Saiba qual escolher

Para fazer uma boa escolha, é preciso estar atento às características, vantagens e desvantagens de cada tipo de ar condicionado e ainda entender em quais contextos cada um é indicado.

O clima tropical na maior parte do território brasileiro faz com que a procura por equipamentos de ar-condicionado seja grande nas lojas de eletroeletrônicos, especialmente no verão. Desde que surgiu o ar condicionado split se tornou desejo de uma boa parte dos consumidores. Os motivos variam do design à suposta economia de energia dos modelos split em relação aos aparelhos de janela.

 

Para fazer uma boa escolha, é preciso estar atento às características, vantagens e desvantagens de cada tipo de ar condicionado e ainda entender em quais contextos cada um é indicado.

 

O ar condicionado de janela, conhecido popularmente como janeleiro ou ar condicionado de parede, normalmente possui um valor de aquisição baixo, quando comparado ao aparelho do modelo Split com a mesma capacidade em BTU’s. Eles também são mais compactos, pois possuem sua unidade condensadora, compressora e evaporadora no mesmo gabinete, sendo também, muito mais fácil a sua instalação.

 

Em contrapartida, os aparelhos de janela geram mais ruídos que o Split e são mais dispendiosos no consumo de energia elétrica, fazendo com que o valor da conta de luz fique mais alta em relação ao uso do modelo Split.

 

Ainda que a relação custo benefício do ar condicionado janeleiro não pareça tão boa quanto o seu concorrente, existem ocasiões em que este modelo é mais indicado, como por exemplo:

 

– Para pessoas que moram em ambientes pequenos.

– Para pessoas que habitem em casas ou condomínios onde não haja restrições de ruído.

– Para quem não pode gastar muito dinheiro em um condicionador de ar. Apesar de hoje o valor do ar janela esteja mais próximo de um split, o comprador deve lembrar que o preço de instalação do split é mais alto.

- Para pessoas que moram em imóveis alugados e precisam de um climatizador de ambientes que seja de fácil remoção em caso de mudança.

 

O condicionador de ar split (dividido), leva este nome por ter sido originado do sistema do ar condicionado de janela e dividido em dois equipamentos, é composto por dois módulos. Um módulo fica no ambiente interno (evaporadora) e o outro no ambiente externo (condensadora).

 

Estas duas partes são unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do gás refrigerante e do dreno. O dreno é necessário para que aconteça o escoamento da água da evaporadora, que ocorre devido a condensação da umidade do ambiente interno.

 

Dentre todas as vantagens que o ar condicionado Split oferece, sem dúvidas a mais evidente está no seu baixo nível de ruídos, já que a unidade “barulhenta” fica do lado de fora.

 

Outra vantagem é que basta abrir um buraco de 8cm de diâmetro na parede; muita gente faz um buraco no vidro da janela. Além disso, o Split é esteticamente mais bonito e há marcas que investem no design como diferencial do aparelho. O Split ainda pode ser operado à distância pois possui controle remoto.

 

Por outro lado, enquanto os climatizadores de janela podem ser instalados facilmente na maioria dos casos, o Split acaba saindo mais caro que modelo janeleiro, pois o preço da instalação é bastante alto e deve sempre ser feita por profissionais especializados.

 

Em alguns prédios não é permitido o uso do condicionador de ar Split por causa do seu regulamento interno ou até mesmo por estar sob proteção do patrimônio histórico da cidade ou local. Veja em que circunstâncias o ar condicionado Split é o modelo mais indicado:

 

– Para pessoas que estão mais preocupadas com o conforto do que com o preço.

– Podem abrir um buraco na parede, e preferem um design mais moderno.

– Querem refrigerar um espaço relativamente grande.

 

Por fim, o investimento em um aparelho de ar condicionado é algo que precisa ser avaliado com cautela. Na Gazin Shop você encontra uma super variedade de aparelhos de ar condicionado, com condições que cabem no seu bolso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.