28/07/2017 às 13h46min - Atualizada em 28/07/2017 às 13h46min

A importância da revisão automotiva antes de viajar

O mês de julho significa, para muita gente, o mês para recarregar as energias.

            O mês de julho significa, para muita gente, o mês para recarregar as energias. Devido às férias escolares do meio de ano letivo, muitas famílias, estudantes, professores e aqueles que em geral estão de férias vêem a oportunidade de descansar, optando por viagens como forma de relaxar. Mas o que era para ser diversão muitas vezes acaba se tornando preocupação e dor de cabeça. Isso porque é comum vermos pessoas sair em viagem sem fazer a revisão em seus carros, o que pode acarretar em uma série de problemas e até mesmo em acidentes graves. Confira algumas dicas trazidas pela empresa RJPneus:

            Antes de viajar, é primordial levar o veículo a um mecânico de confiança. Dê preferência a profissionais com vasta experiência e conhecimento no ramo e, se for preciso, na dúvida, consulte mais de um técnico. Assim poderá se certificar quanto aos reais problemas do carro e qual será o orçamento mais justo. O bom mecânico será aquele que não inventará problemas a fim de lucrar e reter seu carro por mais tempo. Além de uma revisão mais específica com um profissional você também pode fazer uma checagem de itens mais básicos, economizando tempo e dinheiro sem deixar a segurança de lado. Se você ainda não tem conhecimento do que deve ser revisado, fique atento às dicas e saiba quais itens  carecem de inspeção antes de você pegar estrada:

Pneus: os pneus são parte fundamental  da checagem para quem pretende viajar de carro. Verifique a pressão interna de cada um e compare com a medição indicada pela montadora. Você encontrará facilmente bombas de ar para calibrá-los em postos de combustíveis. O desgaste de pneus também é algo para ficar atento, pois não podem ficar carecas e nem apresentarem gasto maior de um lado do que o de outro. Caso o item já esteja desgastado, talvez o melhor seja passar em uma loja de pneu e efetuar a troca.

 

Óleo: esse procedimento pode ser feito em menos de cinco minutos. A checagem do óleo é simples e você pode poupar muito dinheiro se identificar algum problema com a lubrificação antes que a mesma danifique seu motor. Verifique o óleo enquanto o motor ainda estiver quente, localizando a vareta e retirando-a para verificar seu nível, que se estiver abaixo do indicado deve ser trocado pelo mecânico. A cor do óleo também deve ser observada. Ela é clara e fluida e não preta e gelatinosa.

 

Fluido de transmissão: A checagem do fluido é tão fácil e simples quanto a do óleo. Achando a vareta com o nome de transmissão é só repetir o processo do item 1. O fluido deve estar limpo e sem resquícios de metal. Ao encontrar algum desses resquícios leve imediatamente seu carro ao mecânico. Com um bom fluido de transmissão as engrenagens do carro funcionarão mais facilmente.

 

 

Luzes: faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas devem ser checados antes de se pegar uma estrada. As luzes podem evitar acidentes e qualquer outro problema que você enfrente longe de casa.

 

Água do radiador: Responsável por manter o motor frio, o radiador precisa sempre de água. Verifique sempre o reservatório e procure fazer o procedimento quando o carro estiver desligado por um tempo longo, pois estará em temperatura ambiente.

 

Bateria: A bateria é fundamental para o bom funcionamento do carro, e deve estar sempre carregada. Sua carga pode ser verificada com um voltímetro através dos polos. É preciso verificar também se existe alguma corrosão de bateria, que pode ser facilmente retirada com uma escova de aço e refrigerantes de cola. Todo esse procedimento deve ser feito com o carro desligado e com a bateria desconectada.

 

Freios: Não é preciso nem explicar muito a importância dos freios. Segurança e tranquilidade dependem muito deles e é importante verificar O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos além de ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.