10/07/2017 às 22h28min - Atualizada em 10/07/2017 às 22h28min

Compras online devem dobrar até 2021

Expectativa para o comércio eletrônico é de crescimento significativo nos próximos anos

O comércio eletrônico deve continuar a realizar cada vez mais promoções nos próximos anos. É que, segundo pesquisa do Google, a participação do setor no faturamento do varejo deve dobrar até 2021. A expectativa é que haja um crescimento médio de 12,4% ao ano, de acordo com o estudo. Esses números representam uma arrecadação de R$ 85 bilhões, saindo de uma participação de 5,4% em 2016 para 9,5% em 2021.

 

A pesquisa estima que um dos fatores para o crescimento da receita do e-commerce virá de novos consumidores virtuais. Nos próximos cinco anos, mais 27 milhões de pessoas irão fazer sua primeira compra online, totalizando 67,4 milhões, o que representará 44% dos internautas em 2021, de acordo com o levantamento. Com o amadurecimento desses consumidores, a expectativa é que a variedade de produtos comprados será ampliada. O estudo do Google foi realizado com cerca de 4.500 pessoas nas faixas etárias de 16 a 75 anos.

Quais as vantagens de comprar online?

Cada vez mais consumidores são atraídos para as compras online. Esse crescimento na procura pelo chamado e-commerce não é acidental, visto que esse mercado traz alguns benefícios para os que optam por esse meio de comércio. Confira alguns pontos positivos em adquirir seus produtos na internet:

Comodidade: essa é, talvez, a principal vantagem da compra online. A opção pela internet evita perda de tempo e poupa dinheiro com estacionamento em shoppings ou até mesmo passagens de ônibus e corridas de táxi. Para melhorar, o produto chega na sua casa, sem exigir qualquer esforço.

 

Descontos: muitas lojas virtuais oferecem os chamados cupons de desconto. Eles são códigos promocionais que concedem preços mais baixos para o consumidor. Basta você procurar e aproveitar!

 

Preços mais baixos: os valores dos produtos de vendas online costumam ser mais baixos por conta da grande concorrência, bem maior do que nas lojas físicas. Além disso, não há custos com aluguéis de lojas, salários e comissões de vendedores, estrutura de uma loja, entre outros gastos.

 

Variedades: o número de lojas com produtos variados ou especializadas em algum segmento é enorme. De acordo com dados Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil já tem mais de 36 mil lojas virtuais. Não faltam opções para você escolher.

 

Opiniões de usuários: o espaço para comentários das lojas virtuais propicia ao usuário verificar a opinião de outros compradores do produto. É bem útil para tirar alguma dúvida que ainda não esteja sanada e diminui o risco de você se decepcionar com a compra.

 

Privacidade: alguns produtos adquiridos podem gerar constrangimento ao consumidor. Isso não acontece nas compras online. Na internet, produtos eróticos, remédios íntimos, entre outros, podem ser comprados sem o menor problema. Basta escolher, pagar e receber embalado discretamente em casa.

 

Formas de pagamento: as lojas virtuais permitem que o cliente pague de diversas formas diferentes. Além do cartão, seja ele de crédito ou débito, é possível efetuar suas compras através de boleto bancário, transferência bancária e até mesmo PayPal ou PagSeguro. Fora isso, a maioria dos sites oferece parcelamento em 12 vezes sem juros, independente do valor, algo quase impensável em lojas físicas.

 

Atendimento: encarar vendedores inexperientes ou estressados está com os dias contados. Você pode gastar o tempo que quiser para escolher o produto sem ficar sujeito a um atendimento ruim.

 

Envio de presentes: ficou muito mais fácil presentear aquele aniversariante que mora em outro estado. Na tela do seu computador, você escolhe o presente, faz o pagamento, e direciona a entrega para o destino que quiser.

 

Confusão em datas festivas: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados: essas são algumas das datas em que os shoppings ficam lotados e geram estresse em todo mundo. No comércio virtual você não enfrenta filas, empurra-empurra, estacionamentos lotados, pessoas impacientes, entre outras situações que tornam a experiência de escolher o presente desagradável.
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