SAMU de Coria participa de simulado de acidente com vítimas

Integrantes da equipe do SAMU de Cotia participaram em Jandira, de um simulado de acidente viário

Foto: divulgação
Foto sobre "SAMU de Coria participa de simulado de acidente com vítimas"

- Foto: divulgação

Integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cotia participaram nesta quarta-feira (21), em Jandira, de um simulado de acidente viário. O treinamento reuniu equipes de oito municípios, dos quais seis integram a Regional Oeste e dois foram convidados. 
"Vivemos diariamente com a realidade da rodovia Raposo Tavares, portanto, um simulado como este é fundamental, pois ganha a equipe com o treinamento e a população que precisa de atendimento", disse José Roberto Souza Pereira, enfermeiro do SAMU de Cotia que, durante o simulado, estava como avaliador. 
O simulado foi o primeiro realizado pelo SAMU na região e, segundo a coordenadora da Regional Oeste, a médica Juliana Cavalcante, o evento servirá como piloto para outros treinamentos. "É o primeiro simulado que realizamos com nossas equipes. São 98 profissionais de oito cidades, uma grande mobilização que servirá para orientar os trabalhos e nos preparar para realizarmos outros", disse. A intenção, de acordo com ela, é promover mais um simulado ainda este ano com a participação dos Bombeiros, Defesa Civil e Guardas Civis Municipais. 
Para o simulado, os organizadores contaram com a participação de alunos do curso de Técnico de Enfermagem de uma escola de Itapevi que se voluntariaram como vítimas do atropelamento, que deixou feridos com alta e baixa gravidade. 
Cada uma das oito equipes atuou no mesmo acidente, uma de cada vez, e só tinha conhecimento dos fatos quando chegava ao local do atropelamento. "Quando há um acidente desta gravidade, com este número de vítimas, o profissional precisa ser rápido e eficiente, não há tempo para pensar muito, tem que entrar no automático e fazer a coisa certa", disse o médico Evandro Augusto Pereira, coordenador da urgência e emergência do SAMU da Itapevi e coordenador do SAMU de Jandira. 
Alguns médicos e enfermeiros destacados como avaliadores das equipes fizeram apontamentos sobre falhas cometidas durante o simulado e, segundo a coordenadora Juliana Cavalcante, cada ponto destacado será discutido junto às equipes com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento às ocorrências.

PUBLICIDADEJORNAL DA ECONOMIA JE

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.