24/03/2017 às 12h04min - Atualizada em 24/03/2017 às 12h04min

Academia Municipal de Cotia ajuda a formar atletas no Jiu-Jitsu

- Foto: divulgação
- Foto: divulgação

Adeptos das artes marciais têm na Academia Municipal de Lutas da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer a oportunidade de colocar em prática a paixão pelas seis modalidades oferecidas no local: jiu-jitsu, judô, capoeira, muay thay, karatê e taekwondo. As aulas de jiu-jitsu, por exemplo, ministradas pelo mestre Marcelo Baiano, fazem a alegria da garotada com idade entre 5 e 17 anos.

Com a ajuda de dois instrutores, André Gustavo e Francis Duarte, Marcelo é referência em disciplina para a meninada. Afinal já são dez anos se dedicando a dar aulas e participando de campeonatos. Ele é federado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e já foi campeão mundial, brasileiro, paulista e terceiro lugar no internacional disputado na Argentina, em 2010.

“Ele é um grande mestre e eu me espelho muito nele. Quero ser faixa preta e um dia ser professora de jiu-jitsu também”, conta Thaís Novaes, 13, campeã mundial em 2015 e 2016. Incentivada pelo pai que também luta, ela é faixa laranja e treina desde os 8 anos.  Ao todo são 50 alunos matriculados nas aulas de jiu-jitsu.

A fim de padronizar os modelos de competição e facilitar o ensino e prática desta arte marcial foi criado o sistema de graduação de faixas. A sequência do menor para o maior é branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta e por fim a vermelha. A exemplo de Thais, a Academia Municipal de Lutas tem outros alunos graduados, entre os quais Marcella Taiane Vilella, 15, campeã brasileira, faixa laranja; Matheus Pereira, 8, campeão regional de Osasco, faixa amarela; David Curty, 6, prata no paulista, faixa cinza; e Yuri Valadares, 10, bronze na regional de Osasco, faixa amarela.

“É muito gratificante ver meus alunos vencendo e trazendo medalhas para casa, mas o importante é mostrar que todos podem ser campeões. E a luta tem um caráter de transformação, ajuda muito as crianças e adolescentes a seguirem o caminho do bem”, destaca mestre Marcelo. Lucas Vital, 14, treina há oito meses e já percebeu as mudanças e melhorias que a luta trouxe: “Antes eu passava o dia inteiro sem fazer nada, agora eu estou muito mais ativo, além de ter me tornado mais disciplinado na escola. Aqui eu me sinto em casa”.

Para participar dos treinos, os alunos devem ter boas notas na escola, explica o mestre. “Para lutar a pessoa tem que se dedicar aqui nas aulas e fora também. Olho o boletim da escola de todos a cada bimestre e também me preocupo com as faltas. Eu os incentivo muito a serem estudiosos e responsáveis”.
O jiu-jitsu é uma arte marcial que se propagou no Japão, desenvolvida inicialmente nas escolas de samurais. Sua base é no chão e seus golpes mais comuns são armlock, triângulo, raspagem e mata-leão.

Para quem não conhece a luta fica perdido com essas nomenclaturas e tantas regras, mas para os alunos da Academia Municipal tudo isso já está mais que esclarecido. A Academia Municipal de Lutas está situada na Rua Prata, 349, Jardim Nomura e aulas de jiu-jitsu acontecem terças e quintas, das 15h30 às 17h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.