17/03/2017 às 09h59min - Atualizada em 20/03/2017 às 09h59min

Como economizar o gás de cozinha

O botijão de gás é feito para durar muito tempo e até a forma de cozinhar pode ajudar a preservar o seu consumo.

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Quando o assunto é economia a gente nunca sai perdendo e algumas atitudes dentro de casa, na cozinha, podem evitar o desperdício de um item que ocupa praticamente 99% das casas: o gás de cozinha. O botijão de gás é feito para durar muito tempo e até a forma de cozinhar pode ajudar a preservar o seu consumo. Veja abaixo algumas dicas que ajudam a economizar o gás de cozinha. Confira!

 

Bocas sempre limpas

 

É importante conferir se as bocas do fogão estão limpas, pois qualquer sujeira pode interferir na passagem do gás e prejudicar o tempo de cozimento. Atenção principalmente para aquelas bocas entupidas. Outra dica é ficar de olho na cor da chama, ela deve estar sempre azulada e qualquer cor diferente é sinal de sujeira no queimador.

 

Panela na boca certa

 

Parece bobagem, mas panelas pequenas em bocas grandes só facilita o desperdício, pois na maioria das vezes a metade da chama fica para fora. Portanto utilize panelas compatíveis com o tamanho das bocas. Além disso evite o uso de panelas amassadas, pois elas interferem no atrito com a boca do fogão o que também prejudica o tempo de cozimento.

 

Utilize mais a panela de pressão

 

A panela de pressão é um dos itens que mais ajuda na economia de gás, pois proporciona um tempo menor para o cozimento. Então, use e abuse, mas com segurança a panela precisa ter a certificação pelo Inmetro e a manutenção deve ser feita no tempo certo.

 

Tampe as panelas na hora do cozimento

 

Na hora de cozinhar qualquer alimento é importante utilizar a tampa, pois assim o calor é melhor aproveitado facilitando o cozimento. Outra dica é baixar o fogo assim que o alimento ferver, pois é quando a água já atingiu a sua temperatura máxima.

 

Legumes cortados

 

Alguns legumes demoram mais para cozinhar, então sempre que possível pique bem os alimentos. Além disso, a água deve ser colocada apenas para manter os legumes submersos, assim também facilita o cozimento.

 

Descongele os alimentos

 

Evite colocar direto no fogo alimentos congelados, pois o tempo de cozimento será maior e o consequentemente o consumo de gás também. O ideal é deixar um dia antes ou pelo menos algumas horas descongelando.

 

Alimentos de molho facilitam o cozimento

 

Alguns alimentos como o feijão podem ser deixados de molho de um dia para o outro. Isso ajuda a diminuir o tempo de cozimento.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.