15/03/2017 às 16h53min - Atualizada em 15/03/2017 às 16h53min

Morador de São Roque deve imprimir segunda via do IPTU 2017 para pagar conta em qualquer banco

Saiba o procedimento para efetuar o pagamento em outro banco

Rafael Barbosa - Repórter do Jornal da Economia
Rafael Barbosa - Repórter do Jornal da Economia

A prefeitura de São Roque afirmou que, ao contrário dos carnes, o contribuinte que emitir a segunda via do IPTU 2017 (Imposto Predial Territorial Urbano) poderá pagar a fatura em qualquer agência bancária até a sua data de vencimento.

Para ter acesso a segunda via do IPTU, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de São Roque (www.saoroque.sp.gov.br), procurar o link “cidadão online” e, em seguida, o ícone  “2ª via de Tributos (parcelas a vencer) ”. Para realizar o acesso, o contribuinte deve ter em mãos o número do cadastro e CPF/CNPJ, sendo que a emissão da segunda via é gratuita e poderá ser paga em qualquer banco.

O serviço estará disponível somente por quatro meses, já que segundo o governo municipal, neste período o pagamento convencional já deverá estar liberado em outros bancos.

A distribuição dos carnes de IPTU, começou nesta semana em São Roque e muitos contribuintes notaram que os carnes somente podem ser pagos no banco Santander, mesmo que dentro da sua data de vencimento, o que desagradou boa parte da população. Geralmente, boletos podem ser pagos nos bancos de preferência do contribuinte até a sua data de vencimento e muitos cidadãos preferem efetuar suas quitações nos bancos dos quais são clientes, por questões de praticidade.

Segundo a Prefeitura de São Roque, a restrição dos carnes ao banco Santander ocorreu por uma mudança imposta pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), que estabelece que a rede bancária não poderá mais aceitar boletos de pagamento sem o CPF/CNPJ do pagador. Como a mudança entrou em vigor em dezembro de 2016, o governo municipal não teria tido tempo hábil de atender a exigência, já que não possui o CPF/CNPJ de cerca de mil contribuintes.

O governo são-roquense afirma que um chamamento foi realizado, mas apenas o Santander demonstrou interesse e apesar de outra chamada ter sido promovida e outras agências terem comparecido, o acordo não foi fechado pois as mesmas não atendiam as exigências contidas no edital. “Havia a necessidade de imprimir os carnês e não tínhamos tempo hábil, a única opção foi o banco Santander. Realizamos um terceiro chamamento e esperamos que desta vez outras instituições passem a receber os boletos da Prefeitura”, comenta Túlio César Savioli, chefe da Divisão de Rendas.

Diante da situação foi ampliado o prazo de pagamento, dividindo os vencimentos durante a semana, de forma que eles ocorrerão de  20 a 24 de março.

 

acesse:http://www.saoroque.sp.gov.br/portal/servicos_online

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.