03/03/2017 às 11h02min - Atualizada em 03/03/2017 às 11h02min

Saúde e bem estar: confira dicas para acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer

Quando se trata de como nos sentimos em relação ao nosso corpo, sobretudo entre o público feminino, o emagrecimento é o principal objetivo.

A preocupação com a saúde, bem estar e a boa forma aumenta a cada ano entre os brasileiros. Quando se trata de como nos sentimos em relação ao nosso corpo, sobretudo entre o público feminino, o emagrecimento é o principal objetivo. Segundo o levantamento feito pela Nestlé, pelo menos 61% das brasileiras querem emagrecer, mas apenas metade pratica alguma atividade física ou procura se alimentar de forma saudável para alcançar a saúde e o bem estar.

 

Uma das estratégias para emagrecer é acelerar o metabolismo, com isso o organismo passará a queimar as gorduras mais rápido. Existem algumas formas de acelerar o metabolismo, seja com práticas simples ou até  mesmo com uso de determinados alimentos ou suplementos que ajudam nesta tarefa.

 

O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo utiliza para desempenhar suas funções básicas, como, respirar, bombear sangue e praticar atividades físicas. Acelerá-lo significa fazer com que o organismo use mais energia para realizar o mesmo trabalho.

 

Existem várias maneiras de acelerar o seu metabolismo. Destacamos abaixo algumas delas:

 

Beber bastante água

Quando entra em nosso organismo, a água precisa se ajustar à temperatura do corpo e neste processo, o nosso organismo gasta energia para fazer o equilíbrio térmico. Além disso, beber água cerca de uma hora antes das refeições faz com que a pessoa consiga comer menos. Beber água também deixa o corpo hidratado e auxilia na promoção da saúde e bem estar.

 

Inserir a pimenta no cardápio

A pimenta é considerada um excelente termogênico natural, pois, a capsaicina, substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%. Ela estimula a liberação de adrenalina e, consequentemente, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que demanda energia.

 

Consumir mais proteína

Proteínas são mais difíceis de serem digeridas pelo nosso organismo do que carboidratos e gorduras. Por conta disso, a digestão de proteínas consome mais calorias e aumenta o metabolismo. Proteínas podem ser ingeridas em alimentos, sobretudo, carnes vermelhas, frangos e peixes. Também é possível fazer ingestão diretamente por meio de suplementos proteicos, como Whey Protein e Albumina.

 

Praticar treinos intervalados

O treino intervalado é um método de treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

 

Dormir bem

Dormir bem faz toda a diferença no processo de emagrecimento. Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios. Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal. Além disto, dormir mal prejudica a disposição para treinar, saúde e bem estar do indivíduo.

 

Praticar musculação

A musculação é um exercício que permite a troca de gordura do corpo por músculos. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

 

Comer de três em três horas

Comer de três em três horas estimula a termogênese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes.

 

Tomar café

A capacidade do café de acelerar o sistema nervoso central faz dele um importante elemento para melhorar seu metabolismo. Além disso, grãos de café têm antioxidantes e fazem bem à saúde. O café é termogênico aumenta os níveis de energia durante o exercício, especialmente em atividades de resistência aeróbica, e ajudam a manter o esforço por mais tempo, queimando mais calorias. Também existem suplementos à base de cafeína, que pode auxiliar neste processo. 

 

Chá verde como aliado

São diversos os benefícios dessa erva. O chá verde é rico em antioxidantes chamados catequinas. Tomar chá verde e fazer três horas de exercícios moderados por semana ajuda a reduzir a gordura abdominal. Chá verde sem açúcar aumentou a queima de calorias em cerca de 100 calorias diárias. Para melhores resultados, é recomendado chá feito na hora – são necessários apenas alguns minutos para prepará-lo. Chá verde industrializado tende a ter uma concentração menor das substâncias desejáveis, sem contar que muitos deles têm a adição de açúcar ou de adoçantes artificiais.

 

 Comer mais devagar

Apesar de não haver relação direta com o metabolismo, comer muito depressa aumenta as chances de que você coma demais, diz um estudo da American Dietetic Association. Outro estudo apontou que, mesmo entre as mulheres que não fazem dieta, a redução do estresse e a autoconsciência podem evitar o ganho de peso.

 

São necessários cerca de 20 minutos para que o hormônio chamado colecistoquinina avise o cérebro que é hora de parar de comer e que o organismo está saudável. Além disso, comer rápido também aumenta os níveis de insulina, um hormônio ligado ao armazenamento de gordura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.