23/02/2017 às 23h52min - Atualizada em 23/02/2017 às 23h52min

Descubra como acabar com o ronco

Existe um ronco “normal”? Há um limite entre o ronco comum e o patológico? Como é possível acabar com esse incômodo, que afeta a qualidade de vida não só de quem ronca, mas também que quem divide o mesmo quarto ou a mesma casa?

O que é o ronco?

 

O ronco é desencadeado pela obstrução ou pelo estreitamento da vias respiratórias enquanto a pessoa dorme. Com essa alteração, o ar passa com dificuldade e provoca a vibração responsável pelo barulho do ronco.

 

Essa situação é considerada normal em alguns casos, como nos momentos em que a pessoa dorme de barriga para cima. Nessa posição, a musculatura da garganta se relaxa e a língua desliza para trás, causando o ronco. No entanto, se mesmo estando nessa posição a pessoa emite barulhos muito altos e intensos, é bom consultar o médico para verificar se não há a presença da apneia do sono.

Causas do ronco

 

Entre as principais causas do ronco estão o desvio do septo, a flacidez da musculatura bucal e da garganta, pólipos nasais, palato em ogiva, sinusite, rinite, queixo retraído, palato amolecido e envelhecimento.

 

Há também fatores de risco que podem desencadear os roncos, tais como obesidade, pescoço grosso e curto, ingestão de calmantes, ingestão de álcool, tabagismo, comer em excesso antes de dormir e refluxo.

Tratamento do ronco

 

Praticar exercícios, controlar o peso e observar a posição de dormir são opções iniciais de tratamento que, dependendo da intensidade do quadro, podem aliviar muito. Vale a pena procurar um especialista buco maxilo facial, que vai avaliar se há alguma disfunção na face que ocasiona os roncos, e propor o tratamento ideal, que pode variar desde o uso de próteses a cirurgias. O otorrinolaringologista também é outro profissional que pod


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.