22/02/2017 às 21h20min - Atualizada em 22/02/2017 às 21h20min

Geladeiras: dicas para otimizar o gasto com energia

Como economizar energia elétrica em meio ao verão tropical?

Como economizar energia elétrica em meio ao verão tropical? Essa é uma pergunta que vem assombrando os consumidores brasileiros nos últimos anos. Segundo informações da Associação Nacional de Defesa do Consumidor (Proteste), nos últimos 12 meses a conta de luz aumentou em mais de 34%.

 

Além disso, os consumidores ainda precisam preparar o bolso para a cobrança das bandeiras tarifárias, entre os meses de novembro e março. Isso encarece ainda mais a fatura de energia elétrica justamente na estação mais quente do ano.

8 dicas para reduzir o consumo de energia da sua geladeira

Diante da crise econômica, os brasileiros estão se esforçando para reduzir o consumo de eletricidade. Mas, nem todos os eletrodomésticos podem ser simplesmente desligados.

 

Por esse motivo, a geladeira acaba sendo um problema na hora de economizar na conta de luz. Confira algumas dicas para reduzir o consumo desse importante eletrodoméstico: 

Geladeiras novas consomem menos energia

Segundo a Proteste, os modelos mais novos desse tipo de eletrodoméstico possibilitam que o consumidor economize até 67% na conta de luz. Por esse motivo, em termos de custo/benefício, comprar uma geladeira nova pode ser um excelente investimento, ao médio ou longo prazo, para quem quer economizar energia.

 

Para se ter uma ideia, enquanto os aparelhos com mais de 10 anos gastam mensalmente em torno de 150 Kwh, os novos (como um frost-free de duas portas) consomem apenas 50 kwh por mês, de acordo com a Associação Nacional de Defesa do Consumidor. 

Selo Procel A

Outra dica fundamental, quando o assunto é redução do consumo de energia elétrica, é escolher aparelhos com selo Procel A.

 

Essa é uma garantia que você está levando para a casa uma geladeira com eficiência energética. Ou seja, possui um sistema desenvolvido para você economizar com a conta de luz. 

Limpe regularmente esse eletrodoméstico

É preciso realizar o degelo do aparelho periodicamente se ele for antigo. Já as geladeiras novas degelam automaticamente. Mas, independente do tempo de fabricação, esse eletrodoméstico precisa ser higienizado a cada quinze dias, segundo recomendação de especialistas em organização de casa.

Atenção ao termostato

O termostato é uma peça-chave no sistema de resfriamento da sua geladeira. Dessa forma, ele precisa estar ajustado corretamente. Ou seja, de acordo com as instruções do fabricante. Caso contrário, o equipamento pode apresentar problemas e até elevar sua conta de luz desnecessariamente.

Geladeira longe do fogão

Outra dica simples, que pode fazer toda a diferença em relação ao consumo de energia, é a localização desse eletrodoméstico. Para gastar menos, é importante que a geladeira fique afastada do fogão e até da parede.

Nada de secar as roupas atrás da geladeira

Muitas pessoas têm o hábito de secar roupas usando a parte traseira da geladeira. Essa prática pode até ser eficiente em termos de secagem, mas é aumento da conta de luz na certa.

Só alimentos em temperatura ambiente ou frios

Guardar refeições ainda quentes, após o almoço ou jantar, é outra prática que contribui para aumentar o preço da conta de energia elétrica.

Prateleiras sem forro

Outra dica para economizar na conta de luz é não forrar as prateleiras da sua geladeira com panos, toalhas ou plásticos. O interior do eletrodoméstico pode até ficar mais bonito, mas  a fatura de eletricidade vai aumentar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.