15/02/2017 às 22h57min - Atualizada em 15/02/2017 às 22h57min

Dicas para comprar joias de prata

Saiba quais são os truques para comprar braceletes, pingentes, anéis, charms, brincos e outras peças

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Modernas e versáteis, as joias de prata complementam diferentes tipos de look. Ótimas para usar no dia a dia, essas peças são sinônimo de durabilidade e sofisticação, com um plus: os preços das joias estão cada vez mais acessíveis para o bolso da consumidora. Foi-se o tempo em que era preciso gastar muito para obter uma joia de prata de lei, com acabamento impecável e de alta qualidade.

 

Nenhuma peça é composta por 100% prata, uma vez que se trata de um metal maleável e frágil, sendo necessária a combinação com outros metais, como o cobre (a concentração é de 92,5% de prata e 7,5% de cobre). No entanto, nem sempre a peça possui a autenticidade declarada pelo fabricante. Mas é possível descobrir, por meio de alguns truques e dicas, se a peça é realmente de prata.

5 dicas para verificar se sua joia de prata é genuína ?Inspecione a coloração e o acabamento da joia

 

Verifique atentamente se a peça possui manchas amareladas ou marrons, bem como ondulações ou desgastes. Caso não consiga encontrar nenhuma anormalidade, um costume muito antigo é imergir o item em um recipiente com vinagre: caso não ocorra mudança no aspecto e na coloração da joia, trata-se de um prata verdadeira.

?Verifique a autenticidade com um ímã

 

Pegue um ímã e aproxime-o da peça. A prata é um metal não magnético, portanto, se a joia não se mover, é porque trata-se de uma autêntica prata de lei.

?Dê preferência para marcas conceituadas

 

A melhor forma de adquirir peças de prata de qualidade é escolhendo fabricantes com tradição e renome no segmento de joias, que garantem selos ou marcas de autenticidade no produto. No site da Pandora, por exemplo, você encontra charms e pingentes de prata de lei, em diversos modelos, tamanhos e cores, além de braceletes modernos para dar um up na produção.

?Teste do som

 

Utilize qualquer peça de metal que você já tenha em casa para realizar o famoso teste do som. Com delicadeza e cuidado, bata uma peça na outra e perceba que tipo de som foi emitido, se foi grave ou agudo (como se fosse um sininho). Caso o ruído seja agudo, trata-se de uma peça de prata verdadeira.

?Procure a ajuda de um especialista

 

Caso você ainda esteja na dúvida sobre a veracidade do material da sua joia, busque orientação de um ourives para ter certeza da procedência do produto. Mantenha sempre seus pingentes, charms, brincos, braceletes e outros itens sempre bem armazenados em saquinhos de feltro e envolvidas por toalhas ou qualquer tecido suave, para garantir durabilidade e brilho da joia.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.