03/02/2017 às 14h45min - Atualizada em 03/02/2017 às 14h45min

Casas pré-fabricadas são exemplo de sustentabilidade aliada a habitação

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação

A sustentabilidade entrou em voga não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Com a natureza cobrando seu preço depois de anos de degradação do meio ambiente, diversos países investem cada vez mais em ações que não causem impactos negativos a natureza, seja na produção de alimentos, na manufatura de vestimentas ou até mesmo na construção de casas.

As casas pré-fabricadas são um excelente exemplo das chamadas “moradias verdes” pois causam dano zero ao local onde são construídas, além de outros benefícios. Segundo José CinjiMyazaki, responsável técnico da Soldatopo/Fladafi, empresa especializada no ramo de containeres e a responsável por trazer as Casas Pré-Fabricadas para nossa região, as moradias podem ser comparadas aos moveis de uma casa, pois são disponibilizadas ao cliente em peças que podem ser montadas sem grandes problemas.

A pessoa interessada em comprar a casa somente precisa preparar uma base para a moradia, mas como as residências pré-fabricadas não são tão pesadas quanto uma casa convencional a base não necessita da preparação com base em engenharias complexas, resumindo-se basicamente a preparação do piso, rede de esgoto e água. Com a base pronta a empresa envia ao proprietário um kit contendo as peças da casa, que tem medidas máximas de três metros de comprimento e 60 kg por peça.

A empresa oferece aos seus clientes um vídeo tutorial e um material escrito explicando detalhadamente o processo de montagem, porém também disponibiliza uma consultoria para ajudar o cliente a montar sua residência ou até mesmo enviar uma equipe para montar a casa se necessário. “O importante é deixarmos o cliente seguro com relação a sua residência, porém o processo é simples já que as peças já vem preparadas para serem encaixadas e parafusadas. É importante frisar que, ao contrário de construções convencionais onde você perde até 30% do material de construção, gerando detritos ao meio ambiente, o mesmo não acontece com nossas residências, pois as peças vem prontas para encaixe”, afirmou Myazaki.

Cada peça que irá compor a residência consiste em duas placas de aço pintadas e que contam com um revestimento termo acústico entre elas, o que traz diversas vantagens, como facilidade de limpeza, nenhum risco de infiltração e uma resistência tão grande quanto uma casa convencional. “Se você pegar uma marreta e bater em uma parede de concreto, você irá quebrá-la, mas se fizer o mesmo em uma parede com placa de aço, você apenas irá amassá-la”, brinca Myazaki.

Pelo fato de ser construída com peças encaixáveis, outra vantagem das casas pré-fabricadas está no fato de você poder modificá-las com facilidade. A Fladafi atualmente oferece casas pré-fabricadas térreas de um a três dormitórios, porém a pessoa pode personalizar suas residências da maneira que quiser. Quer expandir sua casa, basta comprar um novo kit de peças e ampliar um determinado cômodo, criar um novo quarto ou aumentar toda a casa.

Quando oportunidades melhores surgirem em outra região e a mudança for necessária, seu investimento não será perdido pois sua casa poderá ir onde você for. “Basta desmontar as placas e levar sua residência consigo, sem deixar praticamente nenhum detrito para trás, o que não acontece com casas convencionais”, completa o responsável técnico.

Além de ser ecologicamente correta, pela falta de detritos em sua construção e manutenção as casas tem uma vida útil de mais de 30 anos e a um custo benefício muito atraente, já que a Soldatopo/Fladafi oferece uma casa de 50 metros quadrados por aproximadamente de R$ 59 mil, um valor abaixo do preço praticado em casa convencionais desta metragem.

Trazendo um preço atrativo, além de serem ecologicamente corretas, as casas pré-fabricadas se mostram um ótimo investimento para quem quer morar com conforto sem agredir a natureza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.