31/01/2017 às 15h10min - Atualizada em 31/01/2017 às 15h10min

Cuidados para tomar com a asma no verão

Conversion - Foto: divulgação
Conversion - Foto: divulgação

Existe um mito de que no verão não precisamos tomar tanto cuidado com doenças respiratórias como no inverno, mas isso não é verdade.

As altas temperaturas podem nos dar a falsa sensação de que o nosso corpo não está sofrendo como sofre quando faz muito frio, mas quem sofre de alguma disfunção no trato respiratório, como asma, por exemplo, sente na pele a necessidade de não descuidar do tratamento em nenhuma época do ano.

Os perigos do verão

Os asmáticos sabem que não necessariamente uma temperatura quente ou fria pode piorar suas crises, mas simplesmente a mudança brusca de temperatura. Se a sua cidade sofre com mudanças climáticas muito frequentes e, muitas vezes, sem aviso prévio, como acontece em São Paulo, você pode sentir isso em suas crises respiratórias.

Para ajudar a minimizar essa consequência, manter o ambiente da sua casa sempre em uma temperatura amena e confortável pode ajudar. Mas é importante lembrar que manter uma temperatura muito diferente da que está na rua, também pode ser prejudicial na hora de você sair ou entrar de casa, passando novamente por mudanças bruscas.

Como se proteger?

Em algumas cidades, o tempo costuma ficar mais seco no verão por conta do calor excessivo e da escassez de chuvas. Por isso, um acessório super importante para os asmáticos é um umidificador de ar. Por ser um aparelho portátil, você pode estar com ele em qualquer cômodo da casa, seja em seu quarto, sala ou cozinha. Onde estiver seco, ele estará lá. Dormir com um umidificador ao lado da cama também pode fazer suas noites de sono serem bem mais agradáveis, além de também amenizarem a sensação térmica de muito calor.Saiba mais sobre os benefícios desses aparelhos.

Se você vai viajar para o litoral ou para um local com piscina durante as férias, fique ligado na quantidade de cloro dessas piscinas e na frequência com que você está em um ambiente fechado com ar-condicionado. Os dois fatores, tanto o cloro quando o ar refrigerado, podem irritar muito as vias aéreas, provocando crises não só de asma, mas também de outras alérgicas respiratórias, como rinite e sinusite.

Quem sofre de asma grave e tem a doença pouco controlada por medicamentos, também não tem passe livre para a prática do mergulho. É preciso saber quais são as suas condições pulmonares antes de praticar essa atividade, que pode desencadear crises por conta do frio, da tensão e da pressão que a água exerce sobre os pulmões


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.