Feira artesanato acontece no Morro do Saboó para fomentar turismo na região

22/12/2019 - Faltam 9 Dias

Foto

Descrição

A Região do Morro do Saboó realizará entre os dias 23 de novembro e 22 de dezembro, aos sábados e domingo das 09h às 17h, a sua 1ª Feira De Artesanato. O evento promete prestigiar a produção artesanal da região, apresentando o trabalho de cerca de 25 artesãos e será realizado na Chácara Chamego, localizada na Travessa das Amêndoas nº 167.

Entretanto a intenção do evento é muito maior do que apenas apresentar os belos trabalhos produzidos no distrito, pois também almeja elevar o interesse turístico no bairro. “Moro na região do Saboó há cinco anos e algo que sempre me incomodou foi a opção de turismo na região, tanto que existem pessoas que moram na cidade há mais de 10 anos e nunca vieram para cá”, diz Hugo Rubino, um dos organizadores do evento.

Deste modo nasceu a ideia de não apenas investir na capacidade turística do Saboó, mas também criar uma identidade turística para o local, para que as pessoas pudessem se interessar em visitar a região. Motivados por projetos como a Oficina de Agosto, na cidade de Bichinho (MG), que criou um bonito e pulsante movimento artístico artesanal no estado, Hugo conta que, com apoio da Diretoria de Turismo na figura do Senhor Sandro Capello e da  Associação de Amigos de Bairro do Saboó, através dos senhores Antônio (presidente) e Barilli, buscou entrar em contato com os artesões da região, para saber o interesse em participar e criar um polo no segmento.

A adesão foi instantânea e, em pouco tempo, cerca 40 artesões que residem ou tem ligação com Saboó já estavam empenhados em criar a Casa do Artesão. O projeto busca criar um local de exposição permanente de peças produzidas pelos artistas da região, oferecendo também cursos de aperfeiçoamento da profissão, além de disponibilizar uma oficina comunitária onde artesões possam utilizar para criar seus produtos. Uma parceria com Sebrae também está sendo buscada para garantir cursos de empreendedorismo para os artistas manuais do distrito.

Um projeto audacioso e que busca dar uma identidade turística para uma área de São Roque, assim como acontece em outros pontos do município, como a Rota do Vinho, que tem na gastronomia o seu carro chefe. Um projeto já está dando certo e que tem nesta feira do artesanato o seu primeiro passo, como forma de chamar a atenção dos moradores da cidade e de toda a região para o talento dos profissionais do Saboó, fomentando a visitação na área e medindo o interesse no projeto.   

“O objetivo principal desta mobilização era justamente gerar esta união da comunidade, o que já conseguimos. Estamos tendo um retorno muito positivo e um grande interesse neste projeto, não só de moradores, mas de empresários e também dos próprios artesões que estão acreditando na proposta”, comenta Hugo.

A Feira do Artesanato tem apoio da SR Madeiras, da Associação de Amigos de Bairro do Saboó e da Prefeitura de São Roque, através da sua Divisão de Turismo.

 

 

 

 

Comentários: