Joaquim José da Silva Xavier

Joaquim José da Silva Xavier

- Foto: Reprodução/Internet

A mãe de Joaquim José da Silva Xavier morreu quando ele tinha nove anos e seu pai morreu dois anos depois.

Órfão de pai e mãe aos onze anos de idade, opequeno Joaquim fez tudo o que podia para sobreviver por toda sua vida e trabalhou como mascate, tropeiro, minerador, comerciante, farmacêutico e dentista. Seu último emprego foi no exército brasileiro como comandante de patrulha na rota do transporte da produção de ouro e pedras preciosas de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro.

Ao ficar órfão as terras que pertenciam ao pai de Joaquim José da Silva Xavier foram confiscadas para pagar dívidas e Joaquim passou a ser um Sem Terra.

O governo de Portugal já vinha há muito tempo explorando a elitebrasileirae cobrando impostos tão altos que muitos proprietários de terra e donos de mineradoras estavam abrindo falência e indo a bancarrota.

Quando em 1788 Portugal enviou um novo governador para Minas Gerais com a incumbência de cobrar todos os impostos atrasados, os latifundiários se uniram e criaram o primeiro movimento pela independência do Brasil. Este movimento recebeu o nome de Inconfidência Mineira pois foi iniciado em Minas Gerais.

Joaquim José da Silva Xavier apesar de não possuir terras ou mineradora, resolveu juntar-se aInconfidência Mineira e lutar pela independência do Brasil.

Portugal mandou prender 34 rebeldes inconfidentes mas somente Joaquim José da Silva Xavier era classe média-baixa e foi executado no dia 21 de abril de 1792. O governo de Portugal ainda mandou que seu corpo fosse cortado e os pedaços distribuídos em postes ao longo do caminho entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, para que ninguém mais lutasse pela independência do Brasil. 

Joaquim José da Silva Xavier ficou popularmente conhecido como Tiradentes pois trabalhou certo tempo extraindo dentes de pessoas.

Por: Sandra Maria Duarte

indiagestao.blogspot.in

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1