Tricotilomania

Tricotilomania

- Foto: Divulgação

A Tricotilomania é mais comum nas pessoas entre deze trinta anos de idade e consiste em arrancar os próprios cabelos ou pelos do corpo, como sobrancelhas e cílios.

Muitas delas mastigam os cabelos arrancados e acabam engolindo-os, o que pode causar obstrução intestinal e levar a morte, visto que digerir cabelos não é função do nosso aparelho digestivo.

As pessoas acometidas por Tricotilomania apresentam alterações em neurotransmissores importantes como a dopamina e a serotonina. A serotonina é um fator essencial em transtornos obsessivos-compulsivos e na depressão.

Em geral as pessoas que sofrem de Tricotilomania sabem muito bem que não é normal arrancar os próprios cabelos, mas não conseguem se conter e a compulsão é maior do que seu autocontrole, assim sendo, arrancam os cabelos escondido, quando não há ninguém por perto.

O DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) apresenta os seguinte itens que identificam a Tricotilomania:

  • Puxar fios de cabelo repetidamente, o que resulta em perda de cabelo noticiável
  • Tentar repetidamente parar de arrancar fios de cabelo, ou pelo menos querer reduzir o hábito
  • Arrancar fios de cabelo em situações estressantes no trabalho, escola ou outros círculos sociais
  • Perda de cabelo não relacionada a outros problemas de saúde

 

Não há uma medicação específica que trate a Tricotilomania. Alguns médicos prescrevem antidepressivos para tentar ajudar seus pacientes mas o ideal é que a pessoa faça no mínimo 10 sessões de psicoterapia. A ajuda psicoterápica é a mais indicada para os casos de Tricotilomania.

Caso você esteja sofrendo com esta doença mental procure ajuda psicológica antes de ficar careca. Não permita que a doença se agrave. Esteja no controle de sua mente e corpo!

 

Por: Sandra Maria Duarte

indiagestao.blogspot.in

[email protected]

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1