Hoarding – Acumulação Compulsiva

Hoarding – Acumulação Compulsiva

Somente em 2013 a síndrome da Acumulação Compulsiva também conhecida como Hoarding, Disposofobia ou ainda Acumulação Patológica, entrou no DSM5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição).

Ainda não está claro se a Acumulação Compulsiva é uma doença em si ou se ela faz parte dos Transtornos Obsessivos Compulsivos.

Alguns acreditam que a Acumulação Compulsiva ocorre em pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade.

As pessoas que sofrem desta doença mental caracterizam-se por acumularem enormes quantidades de coisas em suas casas e não conseguem se desfazer de nada, nem mesmo de uma simples garrafa vazia de água.

A situação de acúmulo de coisas chega mesmo a prejudicar a vida da pessoa. Muitas vezes ela não tem onde sentar-se pois as cadeiras, sofás e poltronas estão abarrotadas de objetos. Umas nem conseguem dormir direito pois suas camas estão ocupadas por enormes quantidades de coisas; em geral de baixo valor monetário.

Os acometidos pela Acumulação Compulsiva em geral não se apercebem de sua doença e são os familiares e amigos que precisam alerta-los para o problema. Poucos acumuladores compulsivos admitem que tem este problema e vivem na negação, ou seja, negam que haja algo errado com eles.

Muitas pessoas também acumulam comida. Elas sentem-se melhor se estão rodeadas por comida.

Há também pessoas que acumulam uma grande quantidade de animais, na maioria cães e gatos.

Elas acabam passando por “protetores dos animais” mas a verdade é que não tem condições de abrigá-los e alimentá-los de forma adequada.

Fique atento e procure ajuda caso enquadre-se nas descrições supracitadas.

Por: Sandra Maria Duarte

indiagestao.blogspot.in

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1